Notícia no Ato

Carmen Zanotto ganha o Prêmio Inspiradoras 2021 da Avon por suas leis do câncer que garantem acesso a exames e tratamento

A deputada federal Carmen Zanotto venceu na noite de terça-feira, 23, o Prêmio Inspiradoras 2021 na categoria Informação para a Vida. A premiação é uma parceria entre Universa, a plataforma feminina do UOL, e a organização da sociedade civil Instituto Avon.

“O diagnóstico precoce e o tratamento precoce não podem ser a sentença de morte. É uma sentença de que é possível continuar vivendo com qualidade”, disse Carmen emocionada ao ouvir o anúncio do seu nome.

A cerimônia semipresencial foi realizada em São Paulo, mas a deputada participou de forma remota.

A parlamentar concorreu com mais duas indicadas na sua categoria, Amanda Vivente, da Associação Areias Saúde e Cidadania, e Jussara Del Moral, que tem um canal no Youtube, o Supervivente.

Carmen disputou a indicação por ser responsável pela criação de duas leis que aceleram o tratamento de câncer pelo Sistema único de Saúde (SUS).

A lei dos 30 dias (Lei 13.896/19), que assegura a todos os pacientes com suspeita de câncer o acesso mais rápido possível ao diagnóstico; e a lei dos 60 dias (Lei 12.732/12), que garante que o paciente diagnosticado inicie o tratamento em no máximo 60 dias.

“Eu não esperava ganhar porque a Amanda e a Jussara fizeram da sua doença uma luta e de suas histórias exemplos de vida e eu, da minha profissão de enfermeira, da minha possibilidade de estar no parlamento, a luta pela defesa das mulheres e de todas as pessoas que tem câncer”, destacou Carmen.

Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados (Arquivo)

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!