Notícia no Ato

Prefeito Ceron assina termo de concessão de uso do terreno onde será instalada a usina de asfalto

Depois de cinco anos sendo articulado pelos prefeitos da região serrana, um projeto que trará mais qualidade de vida à população e economia aos municípios sairá do papel. O prefeito Antonio Ceron assinou, na tarde desta quarta-feira (20 de outubro), a concessão de uso do terreno onde será instalada a primeira usina de asfalto da Serra Catarinense. O ato foi realizado no gabinete com a presença de representantes do governo do Estado, da Câmara de Vereadores e da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

A usina terá uma gestão compartilhada pelos municípios consorciados ao Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama. “Lages será o maior consumidor de asfalto da região, mas em contrapartida daremos todo o apoio para que a usina tenha plenas condições de funcionamento ao longo dos anos, beneficiando a todos”, destaca o prefeito Ceron.

O terreno cedido pertence ao patrimônio público municipal de Lages, localizado no Loteamento Novo Sul, Lote 11, no bairro Ferrovia. A área conta com 3.108,56 metros quadrados de extensão. O prazo de concessão de uso é de 20 anos, podendo ser renovado.

Serão investidos aproximadamente R$10 milhões na instalação da usina, que irá beneficiar todos os municípios da região. Os recursos são provenientes do programa SC+Asfalto, do Governo do Estado, lançado em agosto deste ano através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

A usina terá capacidade de produção de 120 toneladas de asfalto por hora. Com os custos reduzidos nos serviços de pavimentação asfáltica de acessos e vias rurais e urbanas, a economia poderá chegar a 50% para os municípios.

Segundo o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, em breve será iniciada a terraplanagem do terreno e no mês que vem o processo licitatório para a aquisição dos equipamentos. A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) será parceira do projeto contribuindo com o controle tecnológico do asfalto produzido, através do laboratório de pavimentos montado dentro da universidade, destinado ao curso de Engenharia Civil.

O SC + Asfalto promete contemplar todas as regiões, com a instalação de 12 usinas pelo Estado. Irá possibilitar a aquisição de equipamentos para as usinas de asfalto, dando mais autonomia, agilidade e economia aos municípios.

Por Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!