Notícia no Ato

Conferência Municipal da Saúde discute as prioridades para o fortalecimento do SUS em Lages

Com o Tema Central: “A construção do Plano Municipal de Saúde de Lages – 2022 a 2025”, evento reuniu cerca de 100 pessoas

O evento que está na sua décima edição, iniciou às 8 horas, desta quarta-feira (29 de setembro), na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e teve como finalidade analisar as prioridades locais de saúde e oportunizar a participação democrática do controle social nas deliberações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nos próximos anos, sofreremos impactos pela Covid-19, que refletem na saúde da população. Sabemos de todo o empenho dispensado desde o início, e agora, precisamos nos unir, inclusive com outras regiões, para enfrentar outra pandemia, que é a das cirurgias eletivas, acumuladas durante o enfrentamento à Covid-19. Na questão das cirurgias ginecológicas, por exemplo, em conjunto, estamos dando vazão, encaminhando pacientes para outras regiões, com o objetivo de realizá-las e melhorar atender aos anseios da população”, destaca o secretário municipal da Saúde Claiton Camargo de Souza.

Neste ano, a Conferência teve como Tema Central: “A construção do Plano Municipal de Saúde de Lages – 2022 a 2025”, tendo como eixos:

I – mortalidade materno, infantil e fetal; ministrado pela Enfermeira Mestra Daniela Rosa;

II – pandemia COVID-19, seus agravos, o futuro do Sistema Único de Saúde Pós – Pandemia e os impactos nas condições de saúde da população atendida, tema exposto pelo Dr. Leonardo Coelho;

III – financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), transmitido pela Enfermeira Cátia Marcon;

IV – pandemia (in) visível: qual o papel do SUS, frente a violência contra as mulheres, apresentado pelo Dr. Ale Mujica.

“A Conferência é um fórum de debate e conhecimento, onde os participantes além de assistir palestras, também têm a oportunidade de discutir os eixos apresentados, em sala de aula, e sugerir melhorias para a construção do Plano Municipal de Saúde, de 2022 a 2025, através de propostas elaboradas em equipe”, explica o vice-prefeito Juliano Polese, presente na abertura do evento.

A Conferência encerrou às 16h30 com debate e Plenária final (aprovação do relatório final da 10° Conferência Municipal de Saúde de Lages/SC). “Agradeço a presença de todos vocês, usuários do SUS, prestadores de serviço, gestores, profissionais da saúde, todos aqueles que hoje estão aqui em busca de melhorias para a saúde da nossa população. Agradeço também a oportunidade de estar aqui, representando o prefeito Antonio Ceron”, completa Juliano Polese.

Texto e fotos: Emellin Camargo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!