Notícia no Ato

Agricultura: Prefeito Ceron prestigia entrega do Selo Arte ao Apiário São Braz, de Lages


Esta certificação possibilita ao Apiário São Braz a comercialização de seus produtos em nível nacional, abrindo um leque de oportunidades para que esta agroindústria lageana agregue mais valor à produção e possa se desenvolver e gerar mais trabalho e renda no meio rural
O Apiário São Braz, empresa da agricultura familiar, estabelecida em Lages e administrada pela família Perão, conquistou o selo Arte, concedido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Com isso, o mel São Braz poderá, a partir de agora, ser comercializado em nível nacional. Antes disso, o produto poderia ser vendido apenas em nível estadual.
A conquista do selo Arte se deu após auditoria realizada pela Cidasc, atestando-se “as boas práticas de fabricação e de obtenção da matéria-prima, incluindo atenção à sanidade (serviço de inspeção municipal e estadual), nutrição, manejo adequado dos animais, e enquadramento às normas ambientais. O selo Arte é conferido aos produtos processados de forma artesanal.
Na entrega do selo Arte, na tarde de quarta-feira (29 de setembro), estiveram presentes ao Apiário Mel São Braz, na localidade de Lambedor, interior de Lages, o gestor regional da Cidasc, Diego Medeiros Gindré, o pesquisador e gestor James Smanioto (Epagri), o prefeito Antonio Ceron, o secretário municipal da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Omar dos Santos.


Diego Gindré disse que este é o primeiro selo Arte a ser entregue em Lages, e simboliza a missão cumprida de empresas que estão integradas à agricultura familiar. “O selo Arte promove a agroindústria com proteção à sanidade animal e vegetal, garantido produtos de qualidade à mesa dos consumidores”.
O prefeito Antonio Ceron, que já foi secretário de Estado da Agricultura, enalteceu o trabalho de excelência, desenvolvido conjuntamente pela Cidasc e a Epagri, fazendo com que Santa Catarina se destaque em vários setores produtivos voltados à agroindústria e à agricultura familiar. “Temos aqui em Lambedor, no interior de Lages, exemplo de trabalho e de produção de alta qualidade. O apiário São Braz está integrado à cadeia produtiva, para a qual a prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, desenvolve projeto de incentivo e organização dos produtores rurais”, destacou Ceron.
Para o apicultor e empresário José Alceu Perão, que atua neste ramo desde 1983, a conquista do selo Arte abre as portas dos produtos São Braz (mel silvestre e mel de bracatinga) para o mercado nacional. “Nosso trabalho é artesanal e envolve toda a família. Para nós é uma satisfação poder receber o selo Arte e compartilhar com todos vocês esta conquista”, disse.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!