Notícia no Ato

Aulas na Escola de Artes, da Fundação Cultural de Lages, são retomadas

Alunos vivenciam a experiência da imersão cultural

Com 14 cursos, os mais de 530 alunos da Escola de Artes da Fundação Cultural de Lages (FCL) – equipamento que homenageia a artista plástica Elionir Camargo Martins – retornaram do recesso do meio de ano e começam a preparar as apresentações de encerramento de 2021, com locais e datas a serem definidos.

O equipamento administrado pela Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural, conta com uma verdadeira imersão cultural. “Nos 14 cursos da escola, ofertamos aos alunos um aprendizado que vai além do desenvolvimento das habilidades. Sejam elas corporais ou não”, diz o coordenador de cursos da escola, Salésio Padilha. Aulas de acordeon, street danceballet, desenho, musicalização infantil, pintura em tela, técnica vocal, canto e coral, teatro, teclado, ukulele, violão e violino são as modalidades disponíveis.

Seguindo todos os protocolos determinados pelo Governo do Estado de Santa Catarina de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), o uso do distanciamento, máscara e higienização dos ambientes, a instituição pôde retomar as aulas de forma presencial, ainda no início do ano. “No primeiro semestre começamos a suspender o envio de materiais e as aulas remotas. Foram excepcionais os casos de alunos que continuaram praticando em casa. Agora, sem exceção, os alunos têm aulas 100% presenciais”, comenta Salésio.

Os interessados em mais informações podem buscar a secretaria da escola ou pelo telefone (49) 3019 7504, que está localizada na Praça João Ribeiro, no Centro, próximo à Catedral Diocesana. No local, os servidores também poderão fornecer informações sobre os núcleos do Lages Melhor, programa que leva cursos gratuitos de artes para dez bairros na cidade.

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, muito da cena cultural de Lages teve como base a Escola de Artes. “Muitos artistas em diversas áreas passaram pelas aulas dos instrutores e instrutoras da Escola de Artes, é um trabalho reconhecido no nosso país que também estamos aplicando no Programa Lages Melhor”.Texto e fotos: Luan Turcati

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!