Notícia no Ato

Semasa avisa população dos bairros Habitação e Popular sobre possíveis interrupções no fornecimento de água ao longo do tempo das obras da rua Hélio Bosco de Castro

Com terraplanagem; drenagem pluvial; pavimentação por 485 metros; passeios públicos (calçadas) em concreto, em ambos os lados da via; outros aspectos urbanísticos, e sinalização de trânsito. Esta será a nova rua para moradores e empreendedores de negócios locais

À comunidade informa-se, pela prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), em relação à ocorrência de rompimentos de trechos/ramais das redes de abastecimento de água potável à população moradora do bairro Habitação e de parte do bairro Popular, em decorrência das obras de drenagem pluvial executadas na rua Hélio Bosco de Castro, bairro Habitação. Como consequência destas casualidades há o impacto na distribuição de água a residências e estabelecimentos comerciais situados nestes locais.

Conforme explica o secretário municipal de Águas e Saneamento, Jurandi Agustini, a Semasa e a empresa terceirizada – Águas do Planalto, “estão trabalhando para minimizar os efeitos destas anormalidades, porém, são inevitáveis em determinados trechos no decorrer das obras da rua e até que os serviços sejam concluídos. No final, as mudanças serão benéficas às pessoas que têm moradia, trabalham ou passam por aquele endereço. Permanece o alerta aos cidadãos para qualquer eventualidade de falta de água de curta, média ou longa duração de forma intercalada, lembrando que possuir uma caixa d’água em casa para evitar transtornos seria o ideal e o recomendado”. A Semasa está acompanhando as obras e a postos para atender a emergências com operadores preparados, além de estudar alternativas para abrandar as implicações das lacunas no abastecimento de água, essencial aos afazeres diários.

Programa Minha Rua Melhor: Infraestrutura na dimensão das necessidades da população

A rua Hélio Bosco de Castro, hoje em dia de chão batido, será contemplada com asfaltamento em seus 485 metros de extensão e será uma das centenas de vias urbanas já totalmente equipadas pelo Programa Minha Rua Melhor, idealizado pela prefeitura de Lages. Suas obras encontram-se em estágio atual de instalação das novas redes de drenagem pluvial (escoamento das águas das chuvas) e de saneamento básico (coleta e condução de resíduos sanitários – esgoto). “Após uma espera superior a duas décadas, os moradores, investidores e motoristas que passam por lá em trânsito a outros pontos da cidade, terão sua rua pavimentada, pois o asfalto faz toda a diferença na rotina dos lageanos, significa qualidade de saúde e mobilidade urbana com melhor fluidez e maior eficácia”, avalia o prefeito Antonio Ceron, em vistoria nesta semana (quinta-feira, 27 de maio), acompanhado pelos secretários municipais de Águas e Saneamento (Semasa), Jurandi Agustini, e do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, aos trabalhos desenvolvidos pela empreiteira J.N. Momm Construção e Comércio Ltda., de Lages, vencedora do processo licitatório específico. Ao valor de R$ 980.432,03, a rua deve ser entregue pronta pelo prazo de oito meses, partindo-se da assinatura da ordem de serviço, em dezembro de 2020.

A empresa está responsável pela realização de terraplanagem; drenagem pluvial e obras correntes; pavimentação por 485 metros lineares de comprimento; passeios públicos (calçadas) em concreto, dotados de piso podotátil direcional e alerta (para acessibilidade de pessoas com deficiência visual parcial ou completa e rebaixamento para locomoção por parte de cadeirantes), construídos em ambos os lados da via, na mesma extensão da distância da via a ser pavimentada, com dois metros de largura de cada lado (toda a extensão lateral terá 13 metros de calçada à calçada); outros aspectos urbanísticos, e sinalização de trânsito. São todos estes elementos, e com fornecimento de material, em acordo com o memorial descritivo, projetos, planilha e cronograma físico-financeiro.

Pertencente ao conjunto transformador de pavimentações asfálticas do Programa Minha Rua Melhor, a via Hélio Bosco de Castro está recebendo um completo projeto de inovações, desde a drenagem pluvial, passando pelo esgotamento e calçadas, até chegar no asfaltamento, com a eliminação da poeira em dias de Sol e da lama em datas de chuva. A supervisão contínua das atividades da contratada está sob encargo da Secretaria Municipal do Planejamento e Obras.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Greik Pacheco  

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!