Notícia no Ato

Presidente da Câmara de Vereadores de Lages é acusado de autoritarismo

Tirania, arbitrariedade, soberba, desordem, desrespeito. Estas foram algumas das palavras usadas pelos vereadores de oposição, em Lages, para qualificar a postura do presidente da Câmara de Vereadores do município, Gerson Omar dos Santos. O grupo acusa o mandatário do legislativo por descumprir acordo para a formação das comissões da Casa, desrespeitando, inclusive, uma decisão judicial.

Os parlamenatares acusam Gerson por ter descumprindo a proporcionalidade partidária na formação comissões da Câmara, conforme fora definido em reunião com os líderes partidários, após decisão judicial favorável a eles. Segundo o grupo, o presidente estaria, de forma arbitrária e tirana, impondo aos vereadores quais comissões eles deveriam ocupar, desrespeitando, assim, a decisão da justiça.

Em reação, o grupo não poupou críticas ao presidente. Eles classificaram como desrespeitosa, antidemocrática e autoritária a postura do mandatário do legislativo lageano. “Autoritarismo, é isso que está acontecendo [na Camara]”, diz a vereadora Suzaza Duante (Cidadania). “De forma tirana e arbitrária, [o presidente] não cumpriu a decisão judicial”, acrescenta o vereador Jair Junior (Podemos).

Gerson, por sua vez, nega as acusações. Ele alega que foram os vereadores que se recusaram a participar das comissões e afirma que cumpriu a determinação judicial. Além disso, acusa os vereadores de terem obstruído os trabalhos na Casa por razões políticas. “Quero deixar claro que há 19 legislaturas o cálculo de proporção utilizado nessa composição é o mesmo que utilizamos e que em nenhum momento descumpri com a ordem judicial. Mas, que mesmo assim se o magistrado entender que estamos errados no cálculo, refaremos. Eu não tenho compromisso nenhum com o erro”, declara.

O que são as comissões

O Poder Legislativo Lageano possui quatro comissões fixas: Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Comissão de Finanças, Indústria, Agricultura, Comércio e Turismo, Comissão de Serviços Públicos, Urbanismo e Meio Ambiente e Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desporto.

Compostas por vereadores, estas comissões são essenciais no trabalho legislativo. Elas atuam no sentido de deliberar assuntos e dar seguimento aos projetos e matérias legislativas apresentadas na Casa, bem como fazer o acompanhamento de assuntos pertinentes às áreas de atuação das mesmas.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!