Notícia no Ato

Militares do 1º BFV doam sangue ao Hemosc

Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) esteve nesta segunda-feira, (15/03), no 1º Batalhão Ferroviário, para coletar sangue de 16 soldados, que foram voluntários para ajudar com o estoque de bolsas sanguíneas. Cada militar doou 400 milímetros de sangue, quantidade suficiente para salvar até quatro vidas.


A ação faz parte de uma parceria entre o 1º BFv e o Hemosc e deve ocorrer a cada 15 dias para reforçar a manutenção dos estoques. Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue diminuíram no estado. Nesse período, o desafio do órgão é ainda maior, já que as doações tendem a diminuir e a procura por sangue pode aumentar. Cada bolsa coletada é conservada e tem a validade de 30 dias.


Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. É recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação e apresentar documento de identificação. Para mais informações sobre as etapas da doação de sangue e onde doar, acessar o site www.hemosc.org.br.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!