Notícia no Ato

LOCKDOWN: A QUEM MAIS INTERESSA?

Seja parcial ou total, torna-se interessante o Lockdown para quem tem emprego fixo, salário garantido, faça chuva ou faça sol. Nessa faixa estão incluídos os servidores públicos de todas as áreas governamentais. A cada final de mês, seus salários estão garantidos. Suas famílias não irão perecer, com certeza. Por outro lado, aquele cidadão ou cidadã que vive da informalidade, sem registro em Carteira Profissional, tanto o seu futuro como o de seus familiares é incerto.

Vale ressaltar que, ao ser decretado um Lockdown, a maioria das pessoas, hoje em torno de 90%, começam a vibrar e confundem com férias coletivas e não tardam a começar organizar festas, promover aglomerações em locais escondidos, lotar praias, parques, etc. Além disso, correm para os postos de combustíveis, supermercados…Ou seja, a sensação é de que as restrições, cujo objetivo é restrigir a circulação das pessoas, têm efeito contrário. É justamente aí que reside o perigo.

Essa gente que aglomera não tem consciência e coloca suas vidas e dos outros em risco. Tem acontecido muitas aglomerações em locais conhecidos aqui no município de Lages, como, o Salto Caveiras, Morro Grande, Coxilha Rica, etc. Sem contar as aglomerações que promovem em sítios e chácaras, onde as presenças são de gente jovem, entre 20 e 45 anos. São esses que mais estão sendo contaminados ultimamente.

A imprensa já está cansada de avisar quais as precauções são necessárias, já que o perigo é iminente, para evitar o contágio da Covid-19. Todos os dias há recomendações, mas os alertas de nada adiantam. Quem não quiser acreditar, dê uma passada em frente ao Centro de Triagem em Lages para ver a quantidade de gente jovem à espera de uma vaga para iniciar seu tratamento.

As pessoas que querem o Lockdown criticam as autoridades, prefeitos, governadores, etc. Entretanto, esses são os primeiros a não cumprirem as precauções a serem tomadas. Geralmente, são pessoas que têm salários garantidos e querem “férias” para promover festinhas e aglomerações, porém, essa gente não deve se enganar, pois as autoridades estão apertando a fiscalização.

A Polícia Militar vem recebendo denúncias de todos os lados onde existem aglomerações. Mesmo os que já receberam as doses de vacinas devem se cuidar. Ninguém disse que o perigo acaba para quem recebeu apenas a primeira dose.

Por fim, é preciso dizer que, com um Lockdown, é claro que a situação econômica vai ser prejudicada, e as vítimas serão as empresas privadas com seus respectivos funcionários. Por isso, seja inteligente, seja responsável, use máscara, não promova aglomerações. A próxima vítima pode ser você!

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!