Notícia no Ato

Mão de obra qualificada para o transporte

Neste dia 25 de janeiro o SEST SENAT formou sua segunda turma da Escola de Motoristas Profissionais. Foram 14 alunos que receberam gratuitamente treinamento intensivo para chegar ao mercado de trabalho com um alto nível de qualificação.

No total foram 74 horas-aula, envolvendo atividades teóricas e práticas em simulador de direção e na carreta de treinamento da instituição. Os alunos aprenderam como é realizado o transporte dos mais diversos tipos de cargas, manobras em veículos de grande porte, legislação e também matérias de relacionamento interpessoal. Ao fim do curso, os currículos dos alunos foram encaminhados para empresas lageanas selecionarem e efetuarem a contratação dos mesmos.

Em seu discurso durante a formatura o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte do Planalto Serrano – Setplan -, Genir Stormowski, destacou que fornecer um curso de tamanha qualidade de forma gratuita é de suma importância para o setor de transportes. A falta de mão de obra qualificada é uma das dificuldades enfrentadas pelas transportadoras que atualmente cumprem a missão fundamental de levar remédios e insumos médicos no combate à Covid-19 afim de fazer com que a economia se recupere no Brasil.

Além do viés econômico, o projeto da Escola de Motoristas Profissionais também cumpre um papel social ao fornecer o curso de forma gratuita e encaminhar o aluno ao mercado de trabalho.

_ Hoje é difícil achar uma profissão que pague tão bem e que não exija ensino superior _ destacou Genir.

Já Renato Macedo, diretor da unidade do SEST SENAT, fez uma analogia da Escola de Motoristas com as bases de clubes de futebol:

_ Os grandes clubes do país estão investindo pesado na formação de jogadores na base pois precisam de novos talentos e de uma constante renovação de suas equipes. A Escola de Motoristas Profissionais funciona de forma semelhante, pois forma caminhoneiros para que as empresas sempre tenham mão de obra de qualidade disponível.

O aluno Elvisson Pereira Borges aproveitou a ocasião para agradecer ao SEST SENAT pela oportunidade e em breve espera estar rodando pelas rodovias do Brasil. Além dele e dos outros formandos, o SEST SENAT já está com uma nova turma do projeto em curso, que deve finalizar em fevereiro.

Qualificação e qualidade de vida

Além da Escola de Motoristas Profissionais, o SEST SENAT fornece especialização para transportadores, cursos na área de gestão e comportamento, segurança do trabalho, manutenção e informática.

A instituição também dispõe de serviços de saúde como odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia. Todos os serviços são gratuitos para trabalhadores de empresas de transporte e suas famílias e possuem preços acessíveis para a comunidade em geral.

Atualmente a unidade do SEST SENAT Lages atende cerca de 1500 pessoas por mês.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!