O tempo pode mudar rapidamente em Santa Catarina nesta terça-feira (3). Depois de períodos de sol e calor, o avanço da instabilidade deve favorecer a formação de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite, com possibilidade de chuva intensa, raios, rajadas de vento e queda de granizo.

De acordo com a Epagri/Ciram, o dia será marcado pela variação de nuvens e sensação de abafamento, com temperaturas máximas entre 26°C e 31°C em boa parte do estado. Na Serra Catarinense e no Meio-Oeste, também há previsão de aberturas de sol intercaladas com pancadas de chuva.
A atenção deve continuar na quarta-feira (4), quando a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul deve aumentar a instabilidade e favorecer chuvas mais abrangentes em Santa Catarina. Há possibilidade de novos temporais, acompanhados de descargas elétricas, ventos fortes e granizo.
Com a mudança no tempo, as temperaturas devem cair, com máximas entre 18°C e 25°C na maioria das regiões.
Na quinta-feira (5), a instabilidade ainda poderá provocar temporais durante a madrugada, especialmente do Oeste ao Norte catarinense. No decorrer do dia, a tendência é de melhora gradual, com o retorno do sol.
Diante da previsão, a recomendação é acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar os cuidados durante as tempestades, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos e locais expostos a ventos fortes.
Fonte: Epagri/Ciram.


