Notícia no Ato

Secretaria da Educação reúne diretores das unidades de ensino para alinhamento de ações

Encontro definiu encaminhamentos administrativos e pedagógicos, além de apresentar novo modelo de formações continuadas e permanentes na rede municipal

A Secretaria Municipal da Educação promoveu, na sexta-feira (15), uma reunião de alinhamento com os diretores das unidades de ensino da rede municipal. O encontro ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tratou de encaminhamentos administrativos, pedagógicos e de ações que serão implantadas ao longo do ano letivo de 2026.

Entre os principais temas abordados esteve a reformulação do modelo de execução das formações continuadas e permanentes dos profissionais da educação. As mudanças buscam fortalecer áreas consideradas essenciais para a melhoria dos índices educacionais do município.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as atividades destinadas aos estudantes do 1º e 2º anos terão foco em matemática, língua portuguesa, alfabetização e letramento. Já para os alunos do 3º ao 5º ano, o trabalho será direcionado às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Na Educação Infantil, a proposta prevê um modelo regionalizado de aperfeiçoamento, com formações realizadas em polos distribuídos em diferentes regiões da cidade.

O secretário municipal da Educação, Cristian de Oliveira, destacou os desafios enfrentados pela rede municipal e reforçou a prioridade dada ao setor pela administração municipal.

“A prefeita sempre colocou a educação como prioridade desde o início da gestão. Nosso desafio é contínuo para elevarmos os índices educacionais de Lages. Para avançarmos, precisamos focar no básico: matemática, português, alfabetização e letramento”, ressaltou o secretário.

O novo modelo de formação continuada e permanente passará a ser implementado a partir de junho de 2026.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!