Conferido anualmente pelo Poder Legislativo Lageano, o troféu “Personalidade Amiga do Autista – Vereador Bruno Hartmann” celebra a conscientização, a inclusão e a iniciativa de pessoas abnegadas, que fazem a diferença pela causa do autismo em nosso município, região e estado. A sessão solene para entrega da comenda aconteceu na noite de 2 de abril, no Plenário Nereu Ramos da Câmara, onde foram homenageadas sete pessoas (em ordem alfabética):

- Bárbara Felippe Alexandre Pimentel: especialista em neuropsicopedagogia institucional e clínica, que atua no Núcleo de Neuroaprendizagem InterSer. Indicada pela vereadora Bruna Uncini (Cidadania).
- Danielly Pereira de Jesus Laurentino: especialista em educação inclusiva e gestão escolar, é professora do Polo TEA em 44 escolas e faz parte da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Autistas. Indicada pelo vereador Gabriel .
- Flávio Willian Almeida Pariz: idealizador do Circo Teatro do Moleza. Desenvolve artes circenses de forma inclusiva e lúdica, com apresentações adaptadas às pessoas com autismo e deficiências. Indicado pelo vereador Nixon (PL).
- Gisele Willrich Narciso Agostini: psicóloga, neuropsicóloga e certificada como analista do comportamento, que atua na Vital Policlínica. Indicada pelo vereador Jonata Mendes (PRD).
- Lucas Felipe Melo Neves: deputado estadual com atuação destacada na causa autista em Santa Catarina, autor de emendas e iniciativas que fortalecem as instituições da área. Indicado pelo vereador Mauricio Batalha Machado (Podemos);
- Rosymeri Bittencourt: professora, psicopedagoga e especialista em educação especial e inclusiva. Atua há mais de uma década na área de recursos multifuncionais do município. Indicada pela vereadora Prof.ª Elaine Moraes (Cidadania).
- Yuri Espíndola Garcia: médico neurologista, especialista em Neurointensivismo. Atua na clínica do Instituto do Autismo. Indicado pelo vereador Ozair Polaco (PSD).

“Este reconhecimento é a oportunidade de recebermos o abraço desta Casa e da população lageana”
Em nome dos homenageados, Lucas Neves agradeceu a Câmara de Lages pela comenda. “As pessoas que aqui represento, cada um à sua maneira, se esforçam para fazer o seu melhor. Este reconhecimento é a oportunidade de recebermos o abraço desta Casa e da população lageana. Aproveito para parabenizá-los, pois é a soma de todos esses esforços que nos faz firmes, fortes e preparados para enfrentar os desafios que o autismo impõe no dia-a-dia”, destaca.
Enquanto deputado, Lucas disse estar trabalhando na regulamentação da lei que institui o selo Escola Amiga do Autista. “Sonho em termos salas sensoriais em todas as escolas, isso é possível e está sendo encaminhado junto à Educação do estado”. Através de outro projeto e recurso encaminhado por ele, Lages deve ter implantada a Casa do Autista, uma estrutura que vai trabalhar com diagnóstico e tratamento, além da preparação junto ao sistema educacional para que haja um ensino individualizado a cada criança com transtorno neurodivergente.
“Inclusão é dar estrutura, é preparar o profissional que vai atuar e acolher as famílias atendidas pelo serviço. No dia 24 de abril vamos fazer um novo seminário sobre o autismo, que é o maior do estado. Ano passado reunimos quatro mil pessoas só em Lages e, devido ao sucesso, vamos fazer em diversas outras cidades, levando informação, boas práticas e ações que nos fazem evoluir e ajudar outras pessoas”, finaliza o deputado lageano.

Representante da Prefeitura na ocasião, a secretária municipal da Assistência Social, Inês Salmória, ressalta que a homenagem da Câmara é essencial, pois celebra pessoas que lutam no dia-a-dia e vestem a camisa da causa autista. Ela comenta que a pasta pela qual responde também tem se dedicado a qualificar seus profissionais de modo a atender melhor este público. “Com carinho, dedicação, acompanhamento e terapias adequadas é possível realizar a inclusão social das pessoas que apresentam o transtorno do espectro autista”, destaca.
Presidente da Câmara, Mauricio Batalha Machado (Podemos) teceu elogios aos reverenciados da noite. “Vocês estão aqui porque fazem o bem e mudam a vida das pessoas. Por isso recebem essa homenagem da Casa Legislativa, de seus 16 vereadores e toda a população de Lages. Vocês estão honrando o trecho da nossa música, que canta ‘juntos no caminho certo’, por isso, meu muito obrigado pelos serviços, pelas atividades e pelo apoio que vocês prestam às causas nobres, principalmente do autismo em Lages”, conclui.

A solenidade contou ainda com a apresentação de três canções a cargo do músico Billy Macedo: “Hallelujah”, de Leonard Cohen; “Cubo”, da banda Dazaranha, a qual foi instituída como música representante do autismo em campanhas do Ministério Público e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina por tratar de temas como diversidade e inclusão social; e “Princesa da Serra”, hino extraoficial de Lages, imortalizada pelo grupo Expresso Rural.



