Esta operação se dá através de canal oficial e direto de denúncias. Esta ferramenta permite que qualquer cidadão registre ocorrências relacionadas à fiação irregular nos postes da cidade, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/BvoDgoovF3gyifY6A
Uma ação que propicia mais segurança para a comunidade e deixa a cidade com um aspecto mais limpo e organizado. Assim está sendo desenvolvida a operação “Limpa Fio” em Lages, respectiva a redes de telecomunicações – telefonia e Internet. Até o momento, segundo informações das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), foram retirados dos postes, do município, mais de 300 quilos de fios que estavam em desuso ou em desconformidade com as regras estabelecidas.
Esta operação de nível estadual é desenvolvida pela Prefeitura de Lages, por intermédio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon), vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Inovação, em parceria com a Celesc.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas voltadas à organização do espaço urbano, segurança da população e revitalização dos espaços públicos. A ampliação da operação atende a uma das prioridades da prefeita Carmen Zanotto, que é promover uma cidade mais segura, funcional e esteticamente mais organizada, com responsabilidade compartilhada entre Poder Público, concessionárias de telecomunicações (telefonia e Internet) e comunidade. “Estamos melhorando o visual da cidade, mas, claro, sem deixar de priorizar a segurança de todos. Com esta iniciativa de prevenção, estamos evitando alguns acidentes”, comenta a prefeita.
O coordenador executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch, ressalta que esta operação se dá através de um canal oficial e direto de denúncias. Esta ferramenta permite que qualquer cidadão registre ocorrências relacionadas à fiação irregular nos postes da cidade, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/BvoDgoovF3gyifY6A. “O objetivo é tornar a fiscalização mais ágil, organizada e eficiente, ampliando a participação da população no processo de identificação dos problemas”, diz Kevin.
Entre as situações que podem ser denunciadas estão fios soltos ou caídos com risco iminente; emaranhados de cabos (“bolo de fios”) e poluição visual; fiação muito baixa, dificultando a passagem de pedestres ou veículos; cabos cortados abandonados nas calçadas, e outras irregularidades relacionadas à rede aérea.



