Dando continuidade às atividades, no dia 26 de fevereiro (quinta-feira), será realizada mais uma edição do Vozes Silenciosas, desta vez com Terapia em Grupo

A Prefeitura de Lages deu início, na noite da última quinta-feira (19 de fevereiro), à primeira edição de 2026 do projeto Vozes Silenciosas, consolidando mais uma ação estratégica de política pública voltada à garantia de direitos, proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. O encontro foi realizado no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e reuniu mulheres em um momento de escuta qualificada, orientação técnica e fortalecimento da rede de apoio.
A palestra foi conduzida pelo psicólogo policial da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Sergio Pinho Aspar, que abordou o combate à violência de gênero, destacando aspectos psicológicos, mecanismos de identificação de situações de risco e a importância da denúncia e do acompanhamento especializado.

Executado pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, o projeto piloto vem se consolidando como um espaço permanente de acolhimento e apoio às mulheres e mães de vítimas de violência doméstica. A iniciativa integra um conjunto de ações estruturadas que visam não apenas o atendimento imediato, mas também a prevenção e a reconstrução de vínculos.
“Criamos o projeto com o propósito de oferecer suporte especializado por meio de uma abordagem abrangente e multidisciplinar. Assim, trabalhamos com apoio psicológico, escuta ativa e ações de conscientização, contribuindo para a prevenção e redução da violência na sociedade”, destaca a secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte.

A secretária reforça ainda que a diretriz da prefeita Carmen Zanotto é fortalecer continuamente a rede de proteção, integrando órgãos municipais, forças de segurança e serviços especializados, com o objetivo de garantir efetividade às políticas públicas e ampliar a segurança das mulheres lageanas.
Dando continuidade às atividades, no dia 26 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, também no Mercado Público Municipal, será realizada mais uma edição do Vozes Silenciosas, desta vez com Terapia em Grupo. Os trabalhos serão conduzidos pela psicóloga Nelita Amarante e pela assistente social Patrícia Branco, técnicas da Secretaria, ampliando o suporte técnico e emocional às participantes.
Em casos de violência ou violação de direitos, as mulheres podem buscar ajuda pelos seguintes canais: Disque 180; Polícia Militar: 190; Plantão da Secretaria: (49) 98402-9413; Atendimento em horário comercial: (49) 3019-7454; Disque 100 (Assistência Social – Governo Federal).



