Mudança no fluxo de veículos foi baseado nos estudos técnicos de tráfego realizados em 2025 e já será implantado para o projeto de remodelação definitiva do local, visando a melhoria da mobilidade urbana

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam) e da Diretoria de Trânsito (Diretran), informa que a partir da próxima segunda-feira (23 de fevereiro), haverá uma alteração no fluxo de veículos na rotatória do bairro Conte, com o objetivo de melhorar a segurança viária e avaliar soluções para a mobilidade urbana no local. A alteração está baseada nos levantamentos técnicos realizados em 2025, com contagem de fluxo e, agora, parte para a segunda etapa de execução da mudança no local.
Com a nova sinalização, a preferência de passagem será para os veículos que já estiverem circulando na rotatória. Desta forma, os motoristas que trafegam pela Avenida Santa Catarina, no sentido acesso Sul, assim como aqueles que vêm do acesso Sul em direção à avenida, deverão parar e aguardar, respeitando a prioridade de quem está na rotatória. A medida será implantada com reforço de sinalização vertical e horizontal e funcionará como um estudo técnico de tráfego.
A prefeita Carmen Zanotto destaca que a ação faz parte de um planejamento responsável e focado na segurança da população. “Toda mudança no trânsito é pensada com base em estudos técnicos e no cuidado com a vida das pessoas. Esse ajuste na rotatória do Conte é um passo importante para avaliarmos a melhor solução definitiva para o local, garantindo mais fluidez e segurança para motoristas e pedestres”, afirma a prefeita.
O secretário do Planejamento Urbano, Malek Rau Dabbous, explica que a alteração tem caráter estratégico. “Estamos aplicando esse novo modelo como um estudo prático que vai nos fornecer dados reais para a elaboração do projeto da futura rótula. A partir dessas informações, será possível avançar com mais segurança na licitação e na execução da remodelação”, ressalta o secretário.
Já o diretor de Mobilidade Urbana, Ricardo Fonseca Nerbass, reforça a importância da atenção dos condutores durante o período de adaptação. “É fundamental que os motoristas fiquem atentos à nova sinalização e respeitem a preferência de quem está na rotatória. Esse tipo de mudança exige colaboração de todos para que possamos avaliar corretamente os resultados e melhorar o trânsito da cidade”, destaca o diretor.
Atenção redobrada para os condutores até que todos se adaptem ao novo sistema. “O nosso principal objetivo é preservar vidas e garantir mais segurança para todos que utilizam aquela rotatória. Por isso, pedimos atenção redobrada dos motoristas, especialmente nos primeiros dias de implantação da nova sinalização. É fundamental respeitar a preferência de quem já estiver circulando na rotatória, reduzir a velocidade e observar as placas e marcações no asfalto. Essa mudança faz parte de um estudo técnico de tráfego e a colaboração da população é essencial para que possamos avaliar os resultados e avançar no projeto definitivo de remodelação do local”, destaca o diretor de Trânsito, Helinton Ávila.
Nos primeiros dias desta alteração no trânsito, as equipes da Seplam e os Agentes de Trânsito da Diretran farão o acompanhamento, monitoramento e organização do tráfego no local. O projeto definitivo de remodelação da rótula está em fase final de elaboração e será licitado e executado em breve.




