Notícia no Ato

Brilho e emoção: Escolas de Samba encerram Carnaval de Rua de Lages 2026

Música, muito samba no pé e criatividade marcam segundo e último dia de desfiles; evento reuniu famílias na avenida em dois dias de folia

O segundo e último dia do Carnaval de Rua de Lages foi marcado por música envolvente, samba no pé, criatividade e um clima de confraternização que tomou conta da avenida. Na noite deste sábado (7 de fevereiro), as escolas de samba levaram para a rua Archilau Batista do Amaral enredos, fantasias e apresentações que celebraram a cultura popular e a história da Serra Catarinense.

Com presença das famílias, o público acompanhou os desfiles, vibrando com as baterias, as coreografias e a dedicação dos integrantes das escolas. A programação do Carnaval de Rua 2026 foi transmitida ao vivo nos dois dias pela TV Câmara de Lages, ampliando o alcance do evento e permitindo que mais pessoas acompanhassem a festa.

O Carnaval de Rua 2026 é uma realização da Liga das Escolas de Samba de Lages (Liesla), com convênio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com apoio institucional da Prefeitura de Lages, via Fundação Cultural de Lages (FCL).

Seis escolas de samba entraram na avenida no bairro Universitário. Princesa Isabel abriu os festejos da noite. Depois, foi a vez da 7 de Setembro desfilar na avenida. Acadêmicos da Brusque foi a terceira a adentrar na folia. Leões da Serra continuou a festa. Logo após, a Protegidos de São Carlos foi a quinta escola a desfilar, e Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca) encerrou a noite.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, acompanhou os desfiles e agradeceu a participação da comunidade. “Foram dois dias de muita alegria, respeito e convivência. Agradeço a todos que fizeram parte desta festa, as escolas e blocos e à população que prestigiou o Carnaval de Rua, mostrando e destacando a nossa cultura e a nossa gente.”

Histórias que desfilam junto com o samba

Muito além das fantasias e alegorias, o Carnaval foi construído por pessoas que carregam a festa na alma e também na memória. Na avenida, o brilho veio do esforço coletivo de quem ensaiou, costurou sonhos, segurou o ritmo da bateria e transformou vivências pessoais em espetáculo.

Aos 29 anos, a lageana Isabela Zaparolli viveu neste Carnaval um momento inédito. Ela, pela primeira vez, desfilou no Carnaval de Lages. Entre emoção, nervosismo e sentimento de conquista, ela descreve a experiência como a realização de um sonho. “Desfilar pela primeira vez no Carnaval de Lages é uma emoção muito grande. A preparação foi intensa, com muito trabalho e noites viradas na confecção das fantasias, mas, agora o sentimento é de felicidade e dever cumprido. Existe nervosismo, claro, mas, principalmente a alegria de viver este momento na avenida”, conta ela.

“Retomar o Carnaval de Rua após 20 anos é resultado de um trabalho coletivo e de muita dedicação. Agradecemos às escolas de samba, aos blocos, às forças de segurança, às equipes técnicas, aos servidores públicos e a todos que acreditaram e contribuíram para que o Carnaval de Lages voltasse a ocupar a avenida com organização, alegria e participação popular”, disse a superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto.

Seis blocos carnavalescos abrilhantaram a avenida na primeira noite: Bloco da Família Lima, Bloco dos Beiçudos, Bloco do Manequinha, Tenda do Batuque, Bloco do Pé e Bloco dos Gregas.

Campanha “Não é Não” marca presença nos dois dias de desfile

Durante os dois dias de Carnaval – 6 e 7 de fevereiro, a Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa esteve presente com a campanha “Não é Não”, enaltecendo a importância do respeito e da segurança das mulheres em espaços de lazer e eventos públicos.

De acordo com a secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, a legislação estabelece diretrizes para a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher, especialmente em ambientes de lazer, eventos e estabelecimentos comerciais, além de garantir acolhimento, proteção à vítima e responsabilização dos agressores. A Lei também cria o selo “Não é Não – Mulheres Seguras”, para incentivar espaços mais seguros e respeitosos às mulheres.

Apuração define a grande campeã na segunda-feira

A apuração acontecerá na segunda-feira (9 de fevereiro), no Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira, a partir das 14h. No local, serão conhecidos os resultados oficiais e a grande campeã do Carnaval 2026, encerrando a programação da festa com a divulgação das notas atribuídas às escolas de samba.

Os jurados Laura Haddad, Ane Adade e Guilherme Botelho da Silveira avaliaram quesitos: Comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, harmonia, bateria, samba-enredo, enredo, fantasia, alegorias e adereços.

Texto: Gabriela Sassi/Fotos: Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!