Edificação está em condições precárias desde 2023. Reforço é necessário, pois estrutura abriga toda a captação de água bruta do município. Obras terão início imediato e devem ocorrer pelos próximos 50 dias

A prefeita Carmen Zanotto e a diretora-presidente da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Paula Granzotto, oficializaram nesta sexta-feira (16 de janeiro) a reforma da estrutura externa da Estação de Recalque de Água Bruta. O reforço na Erab-03, como é chamada, é necessário para preservar a continuidade da captação de água bruta em Lages.
A edificação está localizada no bairro Pinheiro Seco e foi acometida por deslizamentos de terra, que se agravaram ao longo dos últimos dois anos e meio. As melhorias incluem o reforço da fundação estrutural em concreto. Além da construção de pilares novos, recuperação de fissuras, impermeabilização e pintura.
As obras terão início imediato e devem durar cerca de dois meses. O investimento será de quase R$ 552 mil. E os recursos financeiros públicos, do próprio caixa municipal, estão garantidos. “É uma estrutura de extrema importância. Todo o fornecimento de água bruta de Lages provém do manancial superficial Rio Caveiras através desta Erab. O fornecimento de água à população é vital. Após a entrega deste reforço, estaremos atentos também às devidas manutenções, para que sejam realizadas de forma permanente no local”, antecipa a prefeita Carmen Zanotto.

Para assegurar a eficácia da intervenção e a execução por empresa com experiência consolidada na área, a Semasa coordenou a elaboração de um estudo técnico preliminar e seguirá fiscalizando as atividades até sua finalização. “A necessidade de reforma da estrutura foi constatada pela engenharia e pela Defesa Civil. Para impedir o agravamento da situação, fizemos um escoramento e agora daremos início à solução definitiva. Precisamos garantir que que não haja nenhuma obstrução nos pontos de captação e que, assim, todas as bombas, transformadores, geradores e tanques de óleo diesel continuem em pleno funcionamento”, explica a diretora-presidente da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Paula Granzotto.
Em Lages, toda a gestão e a operação dos sistemas de água, esgoto e resíduos é feita pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa). Algumas das unidades operacionais do Sistema de Abastecimento de Água do Município são: Captação (Barragem do Rio Caveiras), adução de água bruta por Erab (Estação de Recalque de Água Bruta), Estação de Tratamento de Água (ETA), reservação e distribuição.

