Emenda parlamentar vai permitir a implantação de defensas metálicas nos trechos finais da Belizário Ramos

O deputado estadual Lucas Neves anunciou, na manhã desta sexta-feira (16), a destinação de R$ 400 mil em recursos parlamentares para a Prefeitura de Lages. O valor será utilizado na instalação de defensas metálicas nos cerca de 2,2 quilômetros da Avenida Belizário Ramos que ainda não contam com proteção ao longo do Rio Carahá.
Com o novo investimento, a administração municipal poderá concluir a implantação de guardrails em toda a extensão da via, garantindo proteção em 100% das margens do rio. Atualmente, aproximadamente 90% da avenida já possui defensas metálicas. Segundo o deputado, a execução da etapa final só será possível graças à parceria com a prefeita Carmen Zanotto.
“Ela tem a mesma preocupação com a segurança de quem trafega pela avenida. Além de agilizar o processo de licitação, o município vai complementar os recursos necessários para concluir a obra”, afirmou.
Lucas Neves lembra que, entre 2023 e 2024, no início do mandato, foram viabilizados quase 10 quilômetros de defensas metálicas na via.
“Primeiro, garantimos recursos para a pavimentação do último trecho da avenida, na região do Caça e Tiro, obra que já incluiu os guardrails. Depois, destinamos outra emenda para proteger pontos com histórico de acidentes e mortes. A expectativa era de que o projeto fosse concluído na gestão anterior, mas isso não ocorreu. Agora, esses trechos restantes serão finalmente protegidos”, destacou.
As defensas metálicas são dispositivos de segurança viária que reduzem a gravidade de acidentes ao impedir que veículos invadam áreas de risco, como rios e desníveis. A avenida Belizário Ramos é uma das principais vias de Lages e faz a ligação de cerca de 15 bairros.
“Nosso trabalho é para salvar vidas. Ninguém quer ver uma família sofrendo a perda de alguém. Não podemos mudar o passado, mas podemos agir agora para evitar novas tragédias no futuro. É o que eu e a prefeita Carmen estamos fazendo”, concluiu o representante serrano.

