Esta medida visa a segurança dos estudantes e profissionais da educação de todo o Sistema Municipal, assim como da comunidade em geral que iria prestigiar as apresentações da Caravana da FelizCidade

A Prefeitura de Lages suspendeu as atividades pedagógicas (aulas) em todas as unidades de ensino (Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIM’s), do Sistema Municipal de Educação, na noite desta segunda-feira (8 de dezembro) e na terça-feira (9) em todos os períodos (matutino, vespertino e noturno), devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes que podem chegar a 70km/h na região, segundo os alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e demais órgãos competentes.
Está suspensa também a programação da Caravana da FelizCidade nos bairros nesta segunda-feira (8 de dezembro) e terça-feira (9). As atividades de Natal estavam programadas para os bairros Coral (na segunda, dia 8) e no Vila Mariza (terça, dia 9).
De acordo com a prefeita Carmen Zanotto esta medida visa a segurança das crianças, alunos e profissionais da educação de todo o Sistema Municipal e da comunidade em geral que iria prestigiar as apresentações da Caravana da FelizCidade.
A prefeita destaca ainda que todas as equipes da Defesa Civil Municipal e demais secretarias estão de prontidão para atender qualquer adversidade causada pelas chuvas que poderão atingir a cidade nas próximas horas. “Não estamos criando pânico. Apenas determinamos ações preventivas que visam a segurança e proteção de todos”, diz a prefeita Carmen. As aulas no Sistema Municipal de Educação estão previstas para retornarem na quarta-feira (10 de dezembro), mediante avaliação das condições climáticas.
Previsão indica chuva e ventos fortes para Lages
Ainda nesta segunda-feira (8 de dezembro) poderão ser registrados temporais isolados, com risco moderado de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos na rede elétrica. Durante esta terça-feira (09 de dezembro) poderá ocorrer chuva persistente ao longo da madrugada e manhã, com intensidade moderada a forte, com risco alto para alagamentos e enxurradas. No meio da tarde de terça a chuva diminui gradualmente, mas ainda há possibilidade de temporais isolados no decorrer da tarde. Já na quarta-feira (10), durante todo o dia, estão previstos ventos fortes e persistentes de oeste, com rajadas que podem ultrapassar os 70 km/h.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), essa previsão adversa está associada à formação de um ciclone extratropical com áreas de baixa pressão na atmosfera. As recomendações são de buscar local abrigado durante a ocorrência de temporais e manter distância de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Em caso de alagamentos, jamais atravesse ou dirija em ruas alagadas. Em caso de urgências as pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelos telefones: (49) 30190-7477 / 3019-7479 / (49) 99836-1702.


