Notícia no Ato

Emebs Professora Fausta Rath e Suzana Albino França são finalistas do Orion Awards 2025 na categoria Escola Inovadora

A premiação celebra e reconhece startups, escolas, organizações, iniciativas sociais, mentores e empreendedores que se destacaram ao longo do ano. Os vencedores serão definidos por voto popular, com votação aberta até o dia 2 de dezembro pelo site do Orion Parque

As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Professora Fausta Rath, localizada no bairro Vila Maria, e Suzana Albino França, no bairro Jardim Panorâmico, são finalistas do Orion Awards 2K25 – Edição Udesc CAV, na categoria Escola Inovadora. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Lages completa a lista das instituições de ensino finalistas. A premiação celebra e reconhece startups, escolas, organizações, iniciativas sociais, mentores e empreendedores que se destacaram ao longo do ano e contribuíram para o desenvolvimento da Serra Catarinense.

Os vencedores serão definidos por voto popular, com votação aberta até o dia 2 de dezembro pelo site do Orion Parque. A cerimônia de premiação ocorre no dia 4 de dezembro, a partir das 18h30min, no Centro de Inovação de Lages – Orion Parque Tecnológico.

A categoria Escola Inovadora reconhece a instituição de ensino que se destacou por implementar práticas pedagógicas inovadoras, criando ambientes de aprendizado criativos, colaborativos e conectados ao futuro. As instituições desta categoria contribuem para a formação de jovens preparados para pensar, criar e transformar o território que os cerca.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira celebra a indicação das duas unidades do sistema de ensino municipal. “É com imensa alegria e orgulho que recebemos a notícia da indicação das Emebs Professora Fausta Rath e Suzana Albino França para a grande final do Orion Awards. Ter duas escolas entre as três finalistas demonstra o quanto a educação municipal vem evoluindo sob a gestão sensível e atenta da Prefeita Carmen Zanotto. Parabéns aos diretores, professores, pais, crianças e estudantes que contribuem tão bem para o progresso e desenvolvimento da nossa educação”, salienta o secretário Cristian.

Para o diretor da Emeb Suzana Albino, Carlos Eduardo Canani, a indicação representa o reconhecimento da comunidade escolar ao trabalho realizado na unidade, que vai da Educação Infantil até o 9ª ano do Ensino Fundamental. “Buscamos a integração com a comunidade escolar e o protagonismo dos estudantes por meio de projetos inovadores. Destacamos o projeto ‘Uma Escola de Leitores’, com ações de incentivo à leitura para estudantes do ensino fundamental e educação infantil. Estimulamos também o protagonismo jovem com o Grêmio Estudantil, Olimpíada do Conhecimento, Noite Encantada e oficinas diversas. As ações motivam a participação escolar e trazem um senso de pertencimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e melhorando os resultados”, destaca o diretor Carlos Eduardo.

A diretora da Emeb Professora Fausta Rath, Cassia Cevey, também credita a indicação entre as finalistas ao reconhecimento da comunidade escolar. “Nossa escola tem 50 anos de história e está sempre envolvida com o máximo possível de projetos. Participamos de todas as atividades que são propostas pela Secretaria da Educação e outras entidades. A nossa Unidade é extremamente participativa. É isso que a torna inovadora, ao buscar o melhor para os seus estudantes, professores e comunidade de entorno. Estar entre as três finalistas é de grande valia, pois vai proporcionar uma grande visibilidade para as atividades que desenvolvemos. É um trabalho que vem sendo realizado há vários anos, o que nos dá esperança de que podemos ser campeões da disputa”, ressalta Cassia.

A edição 2025 do Orion Awards presta homenagem ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), instituição referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento regional.

CLIQUE e vote em uma das finalistas!

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!