Notícia no Ato

Recicla + Lages promove educação ambiental nos bairros da cidade

Convênio entre Semasa e UDESC desenvolve projeto de conscientização da população para separação e encaminhamento de recicláveis

A Prefeitura de Lages e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) deram início ao chamamento da comunidade para colaborar em um dos serviços considerados essenciais para o Município: a coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis.

A parceria foi firmada entre a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e a universidade, através de convênio para ampliação da educação ambiental e conscientização acerca da destinação correta dos itens que podem ser reciclados. A primeira ação aconteceu na última quarta-feira (19 de novembro) no bairro Vila Comboni.

Dialogar com a comunidade é uma das prioridades na gestão da prefeita Carmen Zanotto. “Sustentabilidade passa por coletividade. Temos buscado soluções constantes para otimizar o manejo de resíduos em nossa cidade. Regularizar serviços, otimizar rotas e oferecer qualidade nos atendimentos é apenas uma das etapas. A população também é essencial neste processo”, enfatiza a prefeita.

A diretora-presidente da Semasa, Paula Granzotto, considera que a coleta de resíduos alcançou diversos avanços nos últimos dias. “Tivemos mudança na empresa prestadora do serviço de coleta de resíduos domiciliares no perímetro urbano. E paralelamente a isso iniciamos o serviço de coleta seletiva para resíduos sólidos recicláveis, através do Recicla + Lages. Com essas duas frentes, nossa estimativa é ampliar não só o recolhimento diversificado, como também o reaproveitamento desses materiais”, exemplifica.

A professora responsável, Claudia Guimarães Camargo Campos, que também é meteorologista, conduziu um grupo de 12 estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e da Pós-graduação em Ciências Ambientais, numa abordagem simples e didática aos moradores da região. “O grupo recebeu treinamento prévio e após fomos in loco, batendo de porta em porta. Todas as residências foram visitadas. E em todas as vezes, compartilhamos com os moradores e moradoras a importância de estarem inseridos nesse contexto, buscando fortalecer a coleta seletiva, incentivando a população a reciclar e a cuidar do meio ambiente. Acreditamos que é o engajamento coletivo que torna possível transformar o conhecimento teórico em práticas construtivas”, explica.

Claudia coordena o Laboratório de Climatologia e Estudos Ambientais (LABCLIMEA), onde ocorre o programa permanente de extensão “Oficina Socioambiental: Despertar e Conscientizar”. Diversas atividades já são desenvolvidas na cidade e o Recicla + Lages vem para somar nesse modelo de sustentabilidade com participação comunitária. A agenda seguirá percorrendo os demais bairros do perímetro urbano. E o grupo envolvido também deve aumentar nas próximas visitas. “Nossa intenção é colaborar cada vez mais com o poder público. Devemos ter cerca de 25 alunos envolvidos nesta missão de explicar a coleta seletiva e repassar a importância individual que cada morador e moradora tem para a coleta como um todo”, define a professora.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!