Competição com suas últimas partidas disputadas na tarde desta quinta-feira (13 de novembro), no Ginásio Ivo Silveira. Na categoria feminina, a Emeb Professor Pedro Cândido conquistou o título. Já na masculina, a campeã foi a Emeb Santa Helena

A edição 2025 dos Jogos Escolares do Sistema Municipal de Educação de Lages (Jesmel) chegou ao final na tarde desta quinta-feira (13 de novembro), com a realização da final masculina, na categoria até 11 anos. Foram quatro dias de competições, com 75 partidas disputadas por estudantes de 24 escolas municipais. As finais do futsal masculino e feminino – categoria até 11 anos – foram disputadas no Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira, e reservaram momentos de alegria e emoção.
Na final masculina, com a presença de um grande e animado número de torcedores, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ondina Neves Bleyer foi superada pela Emeb Santa Helena pelo placar de 6 a 1. A Emeb Professor Osni de Medeiros Régis completou o pódio, terminando em 3º lugar.
A decisão feminina foi disputada na terça-feira (11 de novembro). A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Pedro Cândido bateu a Emeb Santa Helena nos pênaltis por 2 a 1. A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmitt completou o pódio feminino, conquistando o 3º lugar.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, parabenizou as unidades de ensino campeãs e destaca o sucesso da retomada dos Jogos. “Depois de quatro dias de muita energia e 75 jogos eletrizantes, chegamos ao fim do nosso evento com chave de ouro. Parabéns a todos os envolvidos na organização dos Jogos e as 24 unidades de ensino que participaram da segunda etapa. Mais do que partidas, este evento fortalece a convivência, o espírito de equipe e o compromisso com a educação integral. Com a orientação da prefeita Carmen Zanotto faremos os ajustes necessários para que nas próximas edições dos Jesmel o esporte siga ensinando valores de respeito, superação e união”, complementa o secretário Cristian.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, valoriza a retomada dos Jesmel e a parceria com a Secretaria Municipal da Educação, “A retomada dos Jesmel era um sonho antigo para os profissionais de educação física. É muito salutar esta parceria que se fortalece cada vez mais entre a FME e a Secretaria Municipal da Educação. Ambas acreditam que a prática esportiva nas escolas é o que vai fazer a diferença. Não vamos apenas descobrir novos talentos, mas, através do espírito esportivo, fortaleceremos nossos jovens enquanto cidadãos, ou seja, pessoas que vão respeitar as regras, pais e colegas”, salienta o superintendente Tyrone.
Como organizadores dos Jogos, os professores Eder Magno dos Santos e Francine Lorenzzi Taruhn, integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Educação Permanente (Niep) e professores formadores do componente curricular de Educação Física da Secretaria da Educação. “Finalizamos a segunda etapa dos Jesmel com um grande sentimento de missão cumprida. Presenciamos disputas acirradas em quadra e torcidas vibrantes nas arquibancadas. Os professores que não mediram esforços para participar merecem um agradecimento especial. Sua dedicação trouxe para os Jogos a excelência e o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes no ambiente escolar. Um grande diferencial desta etapa foi a participação e o apoio incondicional dos pais, que incentivaram nossos jovens atletas”, ressalta a professora Francine
A edição dos Jesmel 2025 prestou uma homenagem ao professor Vinícius Miranda (in memoriam) pelas valiosas contribuições à educação pública municipal. A primeira etapa foi disputada no mês de junho. A modalidade também foi o futsal, mas na categoria até 14 anos.




