Notícia no Ato

Geração de emprego e renda familiar: Banco de Alimentos de Lages promove oficina de panificação em parceria com o SENAR e Sindicato Rural

Capacitação reuniu participantes da rede socioassistencial e comunidade, incentivando a geração de renda e o aproveitamento integral dos alimentos

Do pão fresquinho, passando pelo panetone e chegando ao alfajor, gerando oportunidades e renda familiar. A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência, Banco de Alimentos de Lages, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Lages, realizou entre os dias 5 e 7 de novembro a Oficina de Produção Caseira de Pães e Biscoitos, com carga horária total de 24 horas.

A formação ocorreu na cozinha experimental do Banco de Alimentos e contou com a participação de 12 pessoas, entre usuários e colaboradores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Serviço de Acolhimento POP, além de soldados do 1º Batalhão Ferroviário e membros da comunidade em geral.

A oficina teve como principal objetivo capacitar os participantes e estimular a geração de renda a partir do aprendizado, unindo teoria e prática no preparo de produtos panificados e biscoitos caseiros. Além das técnicas de produção, os participantes receberam orientações sobre higiene, armazenamento e aproveitamento integral dos alimentos, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional.

A prefeita Carmen Zanotto destacou a importância da iniciativa como ferramenta de inclusão e fortalecimento social. “Essas ações mostram o quanto o trabalho do Banco de Alimentos é de extrema importância. É um espaço de transformação, onde o conhecimento gera oportunidades, melhora a qualidade de vida e promove autonomia. O compromisso da nossa gestão é garantir que programas como este continuem crescendo e chegando a mais pessoas”, afirma a prefeita.

A secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, ressaltou que a capacitação reflete o propósito da política pública de assistência em Lages. “Oficinas como esta reforçam o papel da assistência social em promover cidadania. Quando qualificamos as pessoas, fortalecemos não apenas a geração de renda, mas também a autoestima e o senso de pertencimento. É um trabalho que transforma vidas”, enfatiza a secretária.

Para a aluna Azelia Aparecida Macedo Reis o curso é uma grande oportunidade gerada. “O curso foi muito bom e pretendo fazer produtos nos eventos da igreja, para minha família e, provavelmente no futuro, gerar renda. A instrutora nos ensinou tudo de forma clara e objetiva e agradeço muito a prefeitura e assistência social pela oportunidade”, salientou Azelia.

As receitas do curso foram: PÃO Integral, Panetone, Goiabinha, Bolacha de Aveia, Bolacha Mimosa, Bolacha de Nata, Pão de Hambúrguer ou Cachorro-Quente, Pão Recheado, Cuca de Massa Crescida, Sonho, Amanteigados, Bolacha de Polvilho1, Bolacha de Polvilho 2, Bolacha de Queijo, Bolacha de Mel, Pão de Leite, Pão de Milho Verde, Rosca com Frutas (pão doce recheado), Bolacha Confeitada e Alfajor.

A realização de formações como esta reforça o papel do Banco de Alimentos como equipamento de segurança alimentar e nutricional, indo além da distribuição de alimentos. A oferta de cursos voltados à alimentação saudável, ao combate ao desperdício e à autonomia das famílias contribui para o desenvolvimento social e o fortalecimento da rede de proteção em Lages.

Com ações como essa, o Banco de Alimentos reafirma seu compromisso com a promoção da segurança alimentar e o incentivo à inclusão produtiva, valorizando o conhecimento como instrumento de transformação social.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!