Notícia no Ato

Música, emoção e acolhimento: projeto “Cantando Sorrisos” transforma o ambiente no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres

Quem passa pelos corredores do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), em Lages, nas terças-feiras, pode se surpreender com um som diferente do habitual. Em meio à rotina hospitalar, o silêncio dá lugar à música e, junto com ela, surgem sorrisos, olhares emocionados e um clima de acolhimento que muda completamente o ambiente.

A ação faz parte do projeto “Cantando Sorrisos”, desenvolvido pelos alunos do curso de Música da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Iniciado em 30 de agosto, o projeto segue até 18 de novembro, sempre às terças-feiras, com o objetivo de proporcionar momentos de alegria, conexão e bem-estar a pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.

“Eu achei maravilhoso, um projeto super lindo. As pessoas que estão aqui no hospital precisam disso mesmo. Precisam de alegria, e a música deixou o nosso dia mais bonito”, contou emocionada Gisele Dolberth, acompanhante de um paciente após uma das apresentações.

Mais do que encantar quem está em tratamento, a iniciativa também tem emocionado os profissionais do hospital. “É muito gostoso sair da rotina e ouvir pessoas virem cantar com a gente. A música tem o poder de trazer alegria pra nós e pros pacientes que estão em um momento difícil”, destacou Daiana Kauling, Enfermeira Assistencial do HNSP.

Para os alunos da Uniplac, participar do projeto tem sido uma experiência transformadora. “A música impacta diretamente nos sentimentos. Ela pode nos fazer sorrir, dançar, chorar… É uma conexão pura. Não imaginávamos o quanto seria gratificante trazer isso para dentro do hospital”, afirmou Nicole Schwinden, integrante do grupo musical.

De acordo com a psicóloga hospitalar Helena Cristina, a presença da música no ambiente hospitalar reforça o poder do cuidado emocional. “A música transforma, mesmo que por alguns minutos, o ambiente de trabalho e de convivência dentro do hospital. Ela chega como um abraço em forma de som”, destaca.

O projeto “Cantando Sorrisos” é uma parceria que simboliza o compromisso do HNSP com a humanização do atendimento, promovendo não apenas o cuidado com a saúde física, mas também com o bem-estar emocional de todos que passam pelo hospital.

Mais do que notas e melodias, a música aqui se tornou um gesto de esperança e acolhimento, um lembrete de que o cuidado também pode ser sentido através da arte.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!