As novas diretoras assumem para uma gestão de quatro anos (2025 – 2029). O processo de seleção e escolha dos gestores foi realizado em três etapas, que avaliaram o mérito e desempenho da candidata/o, de acordo com a legislação vigente
A prefeita Carmen Zanotto empossou, na tarde desta sexta-feira (17 de outubro), quatro novas diretoras de Unidades de Ensino municipais. As gestoras assumem as vagas após a homologação nas três etapas do Processo Seletivo. A solenidade de assinatura do Termo de Posse das dirigentes foi realizada no gabinete da prefeita Carmen Zanotto e contou com a presença de diversas autoridades municipais.
As novas diretoras dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) Jardim Residencial Bela Vista, localizado no bairro Conte; Maria Conceição Nunes, bairro Da Várzea; e das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Hermínio Pinheiro Júnior, bairro Do Triângulo; e Nossa Senhora da Penha, do bairro São Miguel, tomaram posse para um período de quatro anos, de 2025 até 2029.
A prefeita Carmen Zanotto agradeceu as diretoras eleitas por colocarem seus nomes a disposição das comunidades escolares. “Este é um momento significativo. As gestoras que tomam posse têm uma responsabilidade muito grande: a de representar os professores, colaboradores, crianças, estudantes e as comunidades em que suas unidades estão inseridas. Por isso, só temos que agradecer a todas elas por aceitarem o desafio de nos ajudar a melhorar os índices educacionais do nosso município”, destaca a prefeita Carmen.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, ressaltou a importância de um processo de seleção justo, transparente e democrático para escolha dos gestores escolares. “O processo de seleção passou por uma ressignificação. Não é apenas o indivíduo que precisa ser apreciado, mas sim o Plano de Gestão Escolar (PGE), que é executado a muitas mãos. Temos total confiança de que as diretoras que tomam posse hoje executarão com excelência seus planos de gestão para o bem-estar de nossas crianças e estudantes”, ressalta o secretário Cristian.
A diretora do Ceim Maria Conceição Nunes, professora Dóris Marilu do Carmo Xavier, destacou a participação da comunidade escolar no Processo de Seleção. “As famílias puderam escolher baseadas no que consideravam mais importante para o andamento das unidades. Foi um processo altamente democrático, como há muito tempo não ocorria”, enfatiza a professora Dóris.
O Processo de Seleção e Escolha dos gestores foi realizado em etapas que avaliaram o mérito e desempenho da candidata/o, de acordo com a legislação vigente estabelecidas pela Lei Municipal n.º 4.681/2023, Decreto n.º 20.577/2023, e do Edital nº 001/2025, que regulamentaram o certame.
Entre as etapas do processo, cada candidato (a) teve que apresentar seu Plano de Gestão Escolar (PGE), entre outros documentos que comprovassem mérito e desempenho. Os PGEs norteiam os principais processos e procedimentos da gestão educacional. Eles foram submetidos à apreciação e aprovação da Comissão Central de Acompanhamento do Processo (CCAP), um colegiado criado especialmente para conduzir o processo e as assembleias de votação pela comunidade escolar nas unidades de ensino, garantindo o processo de gestão escolar democrático.
Quem são as novas dirigentes escolares
Diretora Eleita | Unidade de Ensino |
Luciane Gonçalves da Silva | Ceim Jardim Residencial Bela Vista |
Dóris Marilu do Carmo Xavier | Ceim Maria Conceição Nunes |
Ana Paula Brum Gonçalves | Emeb Hermínio Pinheiro Júnior |
Francielle Teresinha da Rosa Oliveira Medeiros | Emeb Nossa Senhora da Penha |