Notícia no Ato

Tomam posse novas diretoras de Unidades de Ensino municipais

As novas diretoras assumem para uma gestão de quatro anos (2025 – 2029). O processo de seleção e escolha dos gestores foi realizado em três etapas, que avaliaram o mérito e desempenho da candidata/o, de acordo com a legislação vigente

A prefeita Carmen Zanotto empossou, na tarde desta sexta-feira (17 de outubro), quatro novas diretoras de Unidades de Ensino municipais. As gestoras assumem as vagas após a homologação nas três etapas do Processo Seletivo. A solenidade de assinatura do Termo de Posse das dirigentes foi realizada no gabinete da prefeita Carmen Zanotto e contou com a presença de diversas autoridades municipais.

As novas diretoras dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) Jardim Residencial Bela Vista, localizado no bairro Conte; Maria Conceição Nunes, bairro Da Várzea; e das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Hermínio Pinheiro Júnior, bairro Do Triângulo; e Nossa Senhora da Penha, do bairro São Miguel, tomaram posse para um período de quatro anos, de 2025 até 2029.

A prefeita Carmen Zanotto agradeceu as diretoras eleitas por colocarem seus nomes a disposição das comunidades escolares. “Este é um momento significativo. As gestoras que tomam posse têm uma responsabilidade muito grande: a de representar os professores, colaboradores, crianças, estudantes e as comunidades em que suas unidades estão inseridas. Por isso, só temos que agradecer a todas elas por aceitarem o desafio de nos ajudar a melhorar os índices educacionais do nosso município”, destaca a prefeita Carmen.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, ressaltou a importância de um processo de seleção justo, transparente e democrático para escolha dos gestores escolares. “O processo de seleção passou por uma ressignificação.  Não é apenas o indivíduo que precisa ser apreciado, mas sim o Plano de Gestão Escolar (PGE), que é executado a muitas mãos. Temos total confiança de que as diretoras que tomam posse hoje executarão com excelência seus planos de gestão para o bem-estar de nossas crianças e estudantes”, ressalta o secretário Cristian.

A diretora do Ceim Maria Conceição Nunes, professora Dóris Marilu do Carmo Xavier, destacou a participação da comunidade escolar no Processo de Seleção. “As famílias puderam escolher baseadas no que consideravam mais importante para o andamento das unidades. Foi um processo altamente democrático, como há muito tempo não ocorria”, enfatiza a professora Dóris.

O Processo de Seleção e Escolha dos gestores foi realizado em etapas que avaliaram o mérito e desempenho da candidata/o, de acordo com a legislação vigente estabelecidas pela Lei Municipal n.º 4.681/2023, Decreto n.º 20.577/2023, e do Edital nº 001/2025, que regulamentaram o certame.

Entre as etapas do processo, cada candidato (a) teve que apresentar seu Plano de Gestão Escolar (PGE), entre outros documentos que comprovassem mérito e desempenho. Os PGEs norteiam os principais processos e procedimentos da gestão educacional. Eles foram submetidos à apreciação e aprovação da Comissão Central de Acompanhamento do Processo (CCAP), um colegiado criado especialmente para conduzir o processo e as assembleias de votação pela comunidade escolar nas unidades de ensino, garantindo o processo de gestão escolar democrático.

Quem são as novas dirigentes escolares

Diretora EleitaUnidade de Ensino
Luciane Gonçalves da SilvaCeim Jardim Residencial Bela Vista
Dóris Marilu do Carmo XavierCeim Maria Conceição Nunes
Ana Paula Brum GonçalvesEmeb Hermínio Pinheiro Júnior
Francielle Teresinha da Rosa Oliveira MedeirosEmeb Nossa Senhora da Penha
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!