Notícia no Ato

Prefeitura executa recuperação asfáltica em mais três vias, nos bairros Habitação e Caroba 

Com agilidade, serviços são realizados em poucos dias por equipes próprias do Município. E infraestrutura viária nos bairros continua avançando na gestão da prefeita Carmen Zanotto, com 21 obras de reperfilagem ou recapeamento asfáltico já entregues até o momento

A Prefeitura de Lages trabalha em mais três recuperações asfálticas com equipes próprias da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Iniciados no último final de semana, os serviços já foram concluídos nas ruas da Erva Mate e Álvaro Nery dos Santos, no bairro Habitação, e seguem em andamento na rua Vivandério Santos do Valle, no Caroba.

Diferente do recapeamento, que inicia com a retirada da camada asfáltica deteriorada (fresagem) para construção de nova base e sub-base, a reperfilagem é mais ágil. Aplicada em situações em que a estrutura interna continua com a qualidade e densidade ideais, a técnica garante a recomposição do pavimento com intervenções externas.

Em poucos dias, as equipes cumprem todas as etapas de engenharia indicadas, como limpeza geral das vias, operação tapa-buraco para corrigir desníveis, pintura de ligação (aplicando um ligante asfáltico para aderência do pavimento), acomodação da nova camada asfáltica usinada a quente, compactação do material e, por fim, nivelamento das pistas também com trabalho manual.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, explica a diferença entre as intervenções. “A reperfilagem é certamente mais duradoura, pois nos permite executar melhorias na pista como um todo, nos trechos em que há maior desgaste do pavimento, com resultados semelhantes ao recapeamento. É também uma abordagem mais ampla do que a operação tapa-buraco, em que cobrimos situações pontuais e, em alguns casos, por repetidas vezes”, conclui.

Executada por equipes próprias da Prefeitura, este tipo de obra permite, além da agilidade, ampliar uma das prioridades desta gestão: A infraestrutura viária nos bairros. “O acesso e o deslocamento seguro são fundamentais para moradores e moradoras. Revisamos as condições de todas as nossas ruas não pavimentadas, e com a força-tarefa da Secretaria de Obras e Infraestrutura já iniciamos uma segunda rodada, assegurando que a manutenção necessária seja frequente. A mesma atenção e cuidado estamos tendo com nossas vias pavimentadas, sejam em lajotas, pavers ou asfalto”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.

Desde o início do ano de 2025, a Prefeitura já executou recapeamentos e reperfilagens em outras 18 vias: Mário Grant (Centro); Amazonas e Piauí (São Cristóvão); Avenida Carahá (trechos 01 e 02 já entregues e etapas 03 e 04 em andamento); pátio e estacionamento interno do Estádio Vidal Ramos Júnior; avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (entre os bairros Restinga Seca e Jardim das Camélias); trechos da rua Bruno Luersen (Penha); avenida Luiz de Camões (Conta Dinheiro); avenida Dom Pedro II (na altura da Escola de Educação Básica – E.E.B. Industrial de Lages); ruas Soli Reis e Braulio Francisco Honório (Boqueirão); Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera e ruas adjacentes – Jurandir Sell Macedo (duas obras em diferentes trechos), Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior, e ruas Coronel Sotero Rocha e Marechal Rondon (nas proximidades do 1º Batalhão Ferroviário de Lages – BFv).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!