Ação reforça a prevenção e a conscientização sobre a saúde da mulher, com foco no câncer de mama e de colo do útero
Em alusão à Campanha Outubro + Rosa, a Prefeitura de Lages promoveu no último sábado (11 de outubro) uma programação especial voltada à saúde das servidoras do município. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Saúde, através do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM), com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, buscou reforçar a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O atendimento aconteceu no Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM), onde as servidoras tiveram acesso a exames clínicos de mama, coleta para exame citopatológico (preventivo) e testes rápidos para infecções e doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis e hepatites. Além disso, foram oferecidas práticas integrativas, como auriculoterapia e Reiki, promovendo bem-estar físico e emocional. Os atendimentos ocorreram durante todo o dia, garantindo maior acessibilidade e comodidade às servidoras.
A Secretária da Saúde, Susana Zen, destacou a importância da ação. “Cuidar da saúde da mulher é uma prioridade da Prefeitura de Lages. Com esta ação voltada para nossas servidoras reforçamos a prevenção, o acolhimento e o incentivo à realização de exames essenciais, garantindo que cada mulher possa se cuidar com segurança e tranquilidade”, afirma.
A coordenadora do CEASM, Dayane Cristina Bordim, ressalta que a iniciativa foi pensada com sensibilidade e responsabilidade. “Cuidar de quem cuida é fundamental. Nossas servidoras dedicam seu tempo e energia ao atendimento da população e, oferecer um momento exclusivo para que elas também olhem para si mesmas, é uma forma de reconhecimento e valorização”, afirma.
A Prefeitura de Lages reforça que a campanha Outubro + Rosa vai além da conscientização: é um convite à prevenção e ao cuidado continuo com a saúde da mulher, promovendo orientação, acolhimento e encaminhamentos para exames essenciais à detecção precoce de doenças.