Notícia no Ato

Epagri contribui para modernizar criação de abelhas na Serra Catarinense

Com profissionais devidamente qualificados, que dominam as técnicas e dispõem das melhores tecnologias, a Epagri auxilia os produtores rurais em trabalhos específicos que nem todos conseguem fazer. 

Caso típico ocorreu em Curitibanos, na Serra Catarinense, onde a instituição foi procurada pelo agricultor Bruno Kern. Morador da localidade de Santa Cruz do Pery, no interior do município, ele cria abelhas para consumo próprio do mel. Ainda que sem fins comerciais, a atividade é importante na vida de Bruno, que nos últimos anos amargou perdas na produção em decorrência da mortandade de abelhas.

Trabalho feito pelos técnicos da Epagri exigiu conhecimento, habilidade e os devidos EPIs (Foto: Pablo Gomes / Epagri)

A equipe da Epagri foi até a propriedade e constatou que a criação ocorria de maneira bastante inapropriada, em velhos caixotes de madeira, num sistema que dificultava o adequado manejo e o fornecimento de alimentação.

Bruno, então, foi orientado a acessar o Kit Apicultura por meio do escritório municipal da Epagri. Pelo programa, ele investiu menos de R$ 2 mil e adquiriu cinco caixas modelo padrão Langstroth, cera alveolada e produtos para fornecer alimentação proteica e energética para as abelhas. 

Com isso, os profissionais da Epagri voltaram à propriedade para realizar a transferência das colmeias, o que exigiu conhecimento, habilidade e os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os trabalhos foram feitos pelos extensionistas rurais Juliana Golin Krammes, de Curitibanos; Maurício Prates dos Santos, de Videira; Pedro Juliano Gonçalves Rosa, de Ponte Alta do Norte; e Élcio Pedrão, de Frei Rogério.

Extensionistas da Epagri de diversos municípios se uniram para resolver questão do produtor de Curitibanos

Assim, com uma estrutura moderna e adequada, o produtor Bruno Kern finalmente poderá criar as abelhas de maneira correta, garantindo mais produtividade e qualidade ao mel.

“É muito importante este apoio. Agora eu tenho as caixas novas, e daqui a pouco já tenho mel para comer”, comemora o produtor Bruno.

“Agora, é possível fazer todo o manejo que era inviável no sistema antigo, desenvolvendo a colmeia e favorecendo a produtividade”, diz o extensionista Maurício. 

“A Epagri é referência no desenvolvimento de tecnologias e nos capacita para levarmos as técnicas aos produtores. Isso tudo deixa a atividade da apicultura mais rentável e ajuda o meio ambiente, porque sem as abelhas, sem alimentos para nós”, conclui a extensionista Juliana.

Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!