Terceira fase das obras vai da avenida Duque de Caxias até a rua Fausto de Souza. Boa parte já recebeu nova camada de asfalto, e a previsão é concluir os serviços em cerca de 10 dias.
As obras de recuperação asfáltica da Avenida Belisário Ramos, a conhecida Carahá, seguem em ritmo acelerado. Iniciada há dez dias, a terceira etapa, que compreende o trecho entre a avenida Duque de Caxias e a rua Fausto de Souza, já apresenta avanços significativos.
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado, a fresagem — processo de retirada do pavimento deteriorado para preparar a nova base e aplicação das camadas asfálticas — já foi concluída em duas faixas da pista. “Nestas faixas estamos em fase final de lançamento de massa asfáltica. Na sequência, o trabalho será executado na terceira faixa de rolagem, que até então permanecia liberada ao tráfego de veículos”, explica.
Os serviços prosseguem neste sábado (27), aproveitando as condições climáticas favoráveis. A expectativa é de que a atual etapa seja finalizada em aproximadamente dez dias. “Nossa Carahá corta 15 bairros de Lages, é fundamental para o deslocamento urbano e faz parte da identidade do Município, cultural e historicamente. Aguardada há muitos anos, a revitalização é uma de nossas prioridades”, destacou a prefeita Carmen Zanotto.
Executada diretamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a obra conta com investimento de R$ 4 milhões repassados pelo Governo do Estado. No total, o projeto prevê a revitalização de 4,8 quilômetros em um dos sentidos da avenida, ao longo da margem esquerda do Rio Carahá, desde a rua Frei Rogério até a avenida Dom Pedro II.
A primeira etapa, de 1,1 quilômetro, foi concluída em apenas 15 dias. A segunda, de 500 metros, em quatro dias — restando 170 metros que estão sendo finalizados junto à fase atual. Em seguida, as equipes iniciarão o trecho 4, da rua Fausto de Souza até a rua Gonçalves Ledo, e por fim a última etapa, entre a rua Matheus Junqueira e a avenida Dom Pedro II.