Ação do Banco de Alimentos, em parceria com o SENAR, beneficiou usuários da Assistência Social e entidades parceiras com dois dias de capacitação teórica e prática
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social e Banco de Alimentos de Lages, e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou uma oficina de Processamento de Carne Suína, com o intuito de promover capacitação técnica e prática para 10 participantes, entre usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Assistência Social, além de integrantes da Associação Lageana de Assistência ao Menor (ALAM).
A formação abordou técnicas de manipulação, conservação e preparo de produtos à base de carne suína, com enfoque em boas práticas de higiene e aproveitamento integral dos alimentos. Com carga horária de 16 horas, o curso combinou teoria e prática, com foco em qualificação profissional, segurança alimentar e alternativas de geração de renda. A oficina integra um ciclo de ações formativas previstas para 2025, todas com o apoio do SENAR, visando ampliar oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade.
A prefeita Carmen Zanotto enfatiza a importância de gerar oportunidades às pessoas que queiram empreender. “Essas oficinas são mais do que apenas capacitações, elas representam portas que se abrem para um futuro mais digno. Quando ofertamos qualificação, estamos contribuindo para a autonomia e oportunizando nova geração de renda para a comunidade”, destacou a prefeita.
A atividade também reforça o compromisso do município com a inclusão produtiva e o combate à insegurança alimentar. “Buscamos cada vez mais capacitar as pessoas para que tenham ferramentas reais de transformação de vida. Essas oficinas são construídas com muito cuidado e atenção às necessidades da população”, afirmou a secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória.
O projeto reafirma a missão do Banco de Alimentos como instrumento de apoio à segurança alimentar e ao desenvolvimento social, indo além da doação de alimentos, e atuando como agente transformador da realidade de muitas famílias lageanas.