Evento começou às 8h30min e se estendeu até às 13h. Desfilaram cerca de cinco mil pessoas, entre militares e civis
O vento e o frio não foram obstáculos para afastar o público do Desfile Cívico em Lages, na manhã deste domingo (7 de setembro), na avenida Duque de Caxias, em homenagem aos 203 anos da Independência do Brasil – feriado nacional. O ato reuniu milhares de pessoas, que se aglomeraram na calçada e canteiro central da avenida para acompanhar as apresentações. Muitas delas carregavam bandeiras do Brasil, em uma demonstração de civismo e amor à Pátria.
O evento começou às 8h30min e se estendeu até às 13h. Desfilaram cerca de cinco mil pessoas, entre militares e civis. Participaram do ato 32 entidades, entre escolas públicas municipais, estaduais e da rede privada; grupos de escoteiros, e entidades civis e das forças de segurança da cidade.
As autoridades se posicionaram no palanque oficial do desfile, montado nas proximidades da Loja Hedrons. A prefeita Carmen Zanotto e autoridades civis e militares estiveram presentes à solenidade. Cada escola e entidade que passava arrancava aplausos do público. Como destaque, o desfile da Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas) foi recepcionado pelo público com o gesto de aplauso na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em que o aplauso é realizado levantando-se as mãos com as palmas abertas com um movimento de agitação para cima, sem tocar uma na outra.
A prefeita Carmen Zanotto celebrou a presença do público, apesar do clima frio. “O Desfile Cívico é um momento que o lageano sempre prestigia. Apesar do frio intenso, milhares de pessoas prestigiaram o desfile aqui na avenida Duque de Caxias. Também é um momento para refletirmos sobre os desafios que tanto o Brasil, quanto a nossa cidade de Lages, têm para poder avançar com mais dignidade.”
O secretário Municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, realçou o planejamento envolvido na preparação dos Desfiles Cívicos. “Nossas escolas e instituições vêm se preparando há bastante tempo para apresentarem estes desfiles repletos de brilhantismo, como vimos ontem (6 de setembro), na avenida Luiz de Camões, e hoje (7 de setembro) aqui na avenida Duque de Caxias”, enfatiza.
Apesar do frio, a aposentada Nilda Antunes de Oliveira, de 78 anos, foi à avenida Duque de Caxias prestigiar o Desfile Cívico e acompanhar a passagem da filha, professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “O Desfile deste ano está muito organizado. Sempre achei tudo muito bonito. A saúde não permite que eu venha todos os anos, mas este ano estou firme aqui para assistir minha filha, que é professora na Apae, desfilar.”
A Semana da Pátria é organizada pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, com o apoio das demais entidades da cidade. O ato de encerramento da Semana da Pátria ocorrerá às 17h, na Praça João Ribeiro, com a extinção do fogo simbólico da agenda final das cerimônias celebrativas deste ano de 2025.