Notícia no Ato

Prefeitura de Lages promove palestra sobre comunicação assertiva para servidores da Saúde

O Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (Nephs), da Secretaria da Saúde de Lages, realizou nesta sexta-feira (5) uma ação de vivência sobre comunicação assertiva e não violenta, no auditório da Uniplac. A palestra foi ministrada pelo juiz da 4ª Vara Cível, Alexandre Takaschima.

Cerca de 50 profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Santa Helena e São Pedro participaram, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e auxiliares de serviços gerais.

O objetivo foi aprimorar o relacionamento entre equipes e pacientes, enfrentando desafios do dia a dia, como os ruídos de comunicação. Foram discutidos os pilares da comunicação não violenta — observação, sentimento, necessidade e pedido — e a importância de escuta ativa, empatia e transformações de críticas em sugestões construtivas.

Para a secretária adjunta da Saúde, Cristina Possato, a iniciativa reflete o compromisso da gestão municipal com respeito, empatia e atendimento de qualidade. “A participação de cada servidor é fundamental para melhorar a experiência de quem busca nossos serviços”, afirma.

A Prefeitura de Lages reforça, assim, o esforço contínuo para oferecer serviços públicos mais eficazes e humanizados à população.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!