A formação foi conduzida por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e consistiu em um treinamento básico de primeiros socorros. Objetivo é garantir a segurança e preparo dos profissionais da educação em situações emergenciais
A 1ª Formação Anual dos Auxiliares e Ajudantes de Serviços Gerais do Sistema Municipal de Educação foi promovida na manhã desta quarta-feira (20 de agosto). Realizada no auditório da Escola de Educação Básica (EEB) Vidal Ramos Júnior, o encontro reuniu cerca de 200 profissionais. A formação foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e consistiu num treinamento básico de primeiros socorros.
A capacitação oferecida pela Prefeitura de Lages/Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, atende às diretrizes da Lei Lucas e tem por objetivo garantir a segurança e preparo dos profissionais da educação em situações emergenciais.
O treinamento abordou temas como obstrução de vias aéreas, convulsões, reanimação cardiopulmonar e ferimentos, proporcionando conhecimentos fundamentais para que os colaboradores das unidades municipais de ensino possam agir prontamente em situações de emergência.
A Lei Lucas foi sancionada em 2018, após o trágico incidente que resultou na morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, durante um passeio escolar. O fato despertou a consciência coletiva para a importância do preparo e ação rápida diante de emergências escolares. A legislação torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, realçou a importância dos auxiliares e ajudantes de serviços gerais na rotina das unidades de ensino. “Quem limpa as salas e organiza o espaço antes do começo das atividades pedagógicas? Os auxiliares e ajudantes de serviços gerais. São uma peça fundamental no dia a dia das nossas escolas. Nosso desafio é promover mais encontros como este, para que, pelo menos durante o período da parada pedagógica, estes profissionais tenham uma oportunidade de desfrutar de um momento de formação, de se sentirem parte do processo. Não faremos mudança na educação se não iniciarmos pelo respeito”, enfatizou o secretário Cristian.
O Encontro de Formação dos Auxiliares de Serviços Gerais do Sistema Municipal de Ensino ocorreu de forma paralela à Parada Pedagógica, momento em que os professores do Sistema Municipal de Educação se reuniram em suas respectivas unidades de ensino para compartilhar experiências e apurar o planejamento pedagógico. Como a Parada Pedagógica desta quarta-feira (20 de agosto) faz parte do calendário letivo, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, não ocorreram atividades pedagógicas nas unidades de ensino.