Tecnologia identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real
Nesta terça-feira (12 de agosto), a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), iniciou a instalação do equipamento de semáforo inteligente ou adaptativo na esquina da rua Frei Gabriel com a avenida Belisário Ramos (Carahá). O aparelho identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real. A medida visa desafogar o trânsito nos horários de pico, principalmente durante o início e saída de alunos nas escolas e final do expediente de trabalho nas empresas e instituições públicas, quando o fluxo de veículos na região fica bastante intenso.
Nos próximos dias, o semáforo inteligente funcionará de forma educativa, estando no modo intermitente (piscando), para que os motoristas possam se acostumar com a novidade no local. O semáforo inteligente entrará em operação plena no dia 25 de agosto, após o período de adaptação. Os testes foram realizados com agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), com simulação do funcionamento do semáforo no retorno das aulas após as férias de julho, com auxílio de um drone para uma melhor avaliação, mostrando resultados positivos e trânsito com melhor fluidez, sem formar grandes filas. “Estamos investindo em tecnologia para oferecer mais segurança e qualidade de vida aos nossos cidadãos. Este semáforo inteligente é um passo importante à modernização do trânsito no nosso município. O planejamento urbano é complexo, envolve repensar a cidade em muitas áreas, e viabiliza alternativas inovadoras não só para o trânsito, mas a toda a qualidade da rotina de Lages”, observa a prefeita Carmen Zanotto.
Inovação na mobilidade urbana. “É um sistema moderno que vai ajudar a melhorar o fluxo para todos. Por volta das 18h, a fila na avenida Belisário Ramos fica muito grande no sentido avenida Dom Pedro II. Pretendemos acompanhar e ajustar o funcionamento conforme o movimento da via ao longo do tempo”, argumenta o secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous.
Enquanto isto, o diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass, defende: “Este novo semáforo inteligente representa um avanço importante à mobilidade urbana em Lages. A tecnologia permite identificar o volume de veículos em tempo real, ajustando automaticamente o tempo de abertura e fechamento, o que contribui para um trânsito mais fluido e seguro.”