Notícia no Ato

Com reconhecimento facial para reforçar a segurança, Festa do Pinhão termina sem registro de furtos

A 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, realizada em Lages, encerrou neste domingo, 22, com um balanço positivo na área da segurança. Durante os 17 dias de evento, o sistema de reconhecimento facial implantado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Prefeitura de Lages e as Forças de Segurança, contribuiu para a prisão de quatro pessoas com pendências na Justiça. Além disso, o evento terminou sem registro de furto dentro da estrutura oficial da festa.

“Esse é um resultado muito positivo. Tivemos o apoio das Forças de Segurança atuando de forma integrada e o reforço da tecnologia, com o sistema de reconhecimento facial, que mostrou mais uma vez sua eficiência. Encerrar um evento dessa magnitude sem ocorrências de furto é algo que merece destaque e o que sempre nos pede o governador Jorginho Mello”, avaliou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

O sistema de reconhecimento facial faz parte de uma série de estudos de viabilidade técnica que estão sendo realizados pela SSP antes da implantação definitiva do modelo. A proposta é utilizar a tecnologia, incialmente, em 60 cidades catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes, por meio de licitação que prevê a aquisição de mil câmeras inteligentes.

Durante a operação na Festa do Pinhão, as câmeras captavam imagens em tempo real e, ao identificar o rosto de pessoas com restrição judicial, o sistema emitia um alerta para a central de monitoramento. A guarnição mais próxima era acionada para fazer a abordagem. Confirmada a identidade, a pessoa era detida e encaminhada para os procedimentos legais.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!