Congresso técnico reuniu dirigentes das equipes e detalhou regulamento da competição, que movimenta os bairros de Lages dentro e fora de campo
A terceira divisão dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) já tem data marcada para começar e oferece uma série de novidades anunciadas durante o congresso técnico, realizado na noite de quarta-feira (4 de junho), no Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso. A competição, organizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME), vai além das quatro linhas e promete impactar positivamente também a economia e a convivência social nos bairros de Lages.
Com a presença dos dirigentes das equipes participantes, o encontro definiu o regulamento, os grupos e a tabela da primeira fase da competição. A reunião também contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJDL) de Lages, Dr. Delmar Sabatini Fernandes, que acentua a importância da conduta dos atletas. “O esporte comunitário precisa ser também educativo. Nosso foco é garantir disciplina e respeito em campo.”
Neste ano, a FME implanta uma campanha contra a violência no esporte. “Todos os times entrarão em campo com faixas de conscientização. Queremos que os Jocol sejam um exemplo de convivência e civilidade”, enfatiza o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado.
Outra novidade anunciada foi o sistema de ponto extra. De acordo com o diretor de esportes da FME, Rodrigo Rodrigues, se uma partida terminar empatada na primeira fase, haverá disputa de pênaltis. “Quem vencer nos pênaltis leva um ponto extra. Isto dá uma nova dinâmica aos jogos e incentiva o espírito competitivo”, explica.
O gerente dos Jocol, Felipe Corrêa, também revela a inclusão de jogos noturnos nesta edição. “O jogo inaugural de cada rodada será nas noites de sexta-feira, às 20h, no campo do Guarujá, que recebeu reforço na iluminação. É uma forma de aproximar ainda mais a comunidade e valorizar os espaços públicos.”
A competição movimenta 24 equipes, divididas em três grupos. Os jogos da primeira rodada acontecem entre os dias 13 e 15 de junho, com partidas distribuídas em diversos campos da cidade.
Grupos
Grupo A: Puma, CSA, Avaí Bela Vista, Juventude, Aston Vila, Legado, AG 10 e Barcelona
Grupo B: Sextou, Santa Helena, Atlético Soberano, Red Bull Lages, Penha, Amigos, Amigos da Pelada e Pedreira
Grupo C: Bahia Jr., Barra Azul, Vila Nova, Shark Lik3 Store, Caravágio, GT, Muchilense Oliveira e Cohab
Primeira rodada
Jogo 01 – Aston Vila x Puma – 13/06 – 20h – Campo do Guarujá
Jogo 02 – Juventude x CSA – 15/06 – 13h30min – Campo do Cidade Alta
Jogo 03 – Legado x AG10 – 15/06 – 13h30min – Campo do Habitação
Jogo 04 – Barcelona x Avaí Bela Vista – 15/06 – 09h45min – Campo do Habitação
Jogo 05 – Penha x Sextou – 14/06 – 13h30min – Campo do Beira Raia
Jogo 06 – Red Bull Lages x Santa Helena – 14/06 – 13h30min – Campo do Cidade Alta
Jogo 07 – Amigos FC x Amigos da Pelada – 14/06 – 13h30min – Campo do Habitação
Jogo 08 – Pedreira x Atlético Soberano – 15/06 – 15h15min – Campo do Cidade Alta
Jogo 09 – Caravágio x Bahia Jr. – 14/06 – 15h15min – Campo do Beira Raia
Jogo 10 – Shark Lik3 Store x Barra Azul – 14/06 – 15h15min – Campo do Cidade Alta
Jogo 11 – GT x Muchilense Oliveira – 14/06 – 15h15min – Campo do Habitação
Jogo 12 – Cohab x Vila Nova – 15/06 – 15h15min – Campo do Habitação
Além do aspecto esportivo, os Jocol são reconhecidos por fomentar o comércio local, especialmente em dias de jogo. Lanchonetes, bares e vendedores ambulantes dos bairros percebem o aumento no movimento.
As outras rodadas podem ser acessadas no site da Fundação Municipal de Esportes (FME) – https://www.fmelages.sc.gov.br/boletins/9/jocol-2025.
Texto e fotos: Rafael Araldi