Ato simbólico de entrega ocorreu durante a 2ª Jorna Pedagógica das Auxiliares de Sala. Evento também envolveu uma capacitação em primeiros socorros, realizada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu)
A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta quinta-feira (29 de maio), a entrega simbólica dos jalecos que serão utilizados pelas auxiliares de sala que atuam nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). Durante o evento, realizado no auditório Escola de Educação Básica (EEB) Vidal Ramos Júnior, as estagiárias participaram de uma capacitação em primeiros socorros.
Executado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a capacitação visa garantir mais segurança ao ambiente escolar e preparar as profissionais para situações de emergência. O treinamento seguiu as diretrizes da Lei Lucas (Lei Federal nº: 13.722/2018), que estabelece a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Básica, e de estabelecimentos de recreação infantil.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, enfatizou a importância da capacitação em primeiros socorros executada pela equipe do Samu. “A Educação Infantil, a primeira infância, é a etapa mais importante da educação do município. Acidentes e imprevistos podem ocorrer. Por isso, a relevância da formação”, destaca o secretário Cristian.
O secretário reitera que as auxiliares de sala são uma peça fundamental na Educação Infantil do município e merecem todo o respeito e valorização. Ainda de acordo com o secretário Cristian, a entrega dos jalecos faz parte desta valorização. “Se não existissem as auxiliares de sala, a rotina dos professores seria bem mais difícil. Todas receberão um jaleco personalizado com o logo da administração, para que possam criar identidade e passem a se sentir parte do ambiente escolar”, ressalta o secretário.
A entrega dos cerca de 500 jalecos confeccionados ocorrerá a partir da próxima semana nas Unidades de Ensino.