Frio intenso gera riscos de hipotermia, sobretudo em relação à população em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social
Na noite de quinta-feira (29 de maio), a Secretaria da Assistência Social de Lages, em conjunto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Secretaria Municipal da Saúde, Ronda Municipal (Romu) e 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou uma ação de abordagem social na primeira forte frente fria que chegou a Lages e à Serra Catarinense em 2025. As equipes de profissionais percorreram a cidade, com o compromisso técnico e humanizado de cuidar das pessoas em situação de rua diante da chegada de uma intensa massa de ar polar que avançou pela região Sul do Brasil. Os órgãos municipais e estadual trabalharam unidos para garantir a segurança e o bem-estar destes cidadãos.
Com as baixas temperaturas, a equipe costuma intensificar as rondas e busca ativa para levar acolhimento, defesa e o suporte a quem mais precisa. Encaminhamentos foram feitos de forma voluntária ao Albergue POP, local que oferece proteção para as pessoas enfrentarem o frio e a necessidade de alimentação. Cobertores e mantas foram disponibilizados àquelas pessoas que recusaram o resgate.
O Serviço Especializado de Abordagem Social disponibiliza um canal 24 horas via WhatsApp, e assegura, a quem precisar de ajuda, poder ser localizado e encaminhado com agilidade.
Como posso comunicar que alguém está em situação de rua?
O Serviço Especializado de Abordagem Social disponibiliza um canal 24 horas via WhatsApp – (49) 99836-1428 – mensagem ou ligação.
A minha ligação ou mensagem será sigilosa?
Sim, o Serviço Especializado de Abordagem Social mantém sigilo absoluto.
Comprometimento dos profissionais quanto ao acolhimento e atendimento rápido e eficaz, e colaboração por parte da população em comunicar se alguma pessoa está passando frio nas ruas, em solidariedade ao próximo. “Estamos sempre em alerta com as equipes durante 24 horas. Também saliento a importância da ajuda da população: Se você souber de alguém em situação de rua, não hesite em acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social pelo canal do WhatsApp. Seu contato será sigiloso e ajudará a salvar vidas”, recomenda a prefeita Carmen Zanotto.
O objetivo é oferecer uma abordagem humanizada, permitindo identificar quem está vulnerável, especialmente ao longo das noites de frio intenso. “Este trabalho é fundamental para preservar vidas e fortalecer a rede de proteção social. Toda pessoa merece respeito, cuidado e uma oportunidade de recomeçar, especialmente em momentos difíceis”, salienta a secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.
O frio intenso causa riscos de hipotermia, sobretudo em relação à população em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social. Por isto, ajuda deve ser solicitada ao contato de emergência 24 horas do Serviço Especializado de Abordagem Social via WhatsApp – (49) 99836-1428, e aos contatos telefônicos da Defesa Civil – 199 e (49) 99836-1702.