Notícia no Ato

Defesa Civil recebe mais de 40 equipamentos tecnológicos novos doados pela Receita Federal e deverá aprimorar seu trabalho à comunidade a partir do incremento de instrumentos

Seis tipos de itens: Tablets, notebooks, aparelhos de celular smartphone, drones, GPS (Global Positioning System) e computadores tradicionais de mesa

Com valor calculado em R$ 108 mil entre 49 equipamentos totalmente novos, a Receita Federal do Brasil repassou aparelhos eletrônicos, provenientes de operações de apreensão por constatação de crime fiscal contra a União, à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Lages. São seis tipos de itens: 17 unidades de tablet, cinco notebooks, 15 aparelhos de celular smartphone, quatro drones, três unidades de GPS (Global Positioning System) – Sistema de Posicionamento Global, e cinco CPUs (Central Processing Unit) – Unidade Central de Processamento. A Defesa Civil foi contemplada com estes computadores tradicionais de mesa completos, dotados de monitor, teclado, mouse e caixa de som. A doação foi oficializada no início da tarde desta quinta-feira (29 de maio) na sede administrativa da Defesa Civil, situada no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, bairro Universitário.

No exercício das funções dos agentes da Defesa Civil, os equipamentos serão aplicados ao longo da atuação do órgão no território do município de Lages, portanto, como exemplos, gestão de riscos e gerenciamento de desastres; monitoramento de eventos naturais;emissão de alertas e avisos; mobilização em eventualidades de emergência e calamidade pública; geração de ocorrências, atendimento a consequências de sinistros de desastres naturais [chuva torrencial, cheias; inundações, enchentes, granizo, vendaval, deslocamentos de massa de solo – deslizamentos de terra – encostas], como desabamento de residências; busca e salvamento; prevenção à integridade física de pessoas e animais, como nas temperaturas baixas de outono e inverno; cooperação no combate e prevenção a incêndios [sinistros e operações], e vistorias de áreas com iminência de riscos e de acidentes causados por intempéries meteorológicas.

A Compdec de Lages possui a finalidade de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres e providenciou a solicitação destes equipamentos em 2024 por intermédio de um ofício encaminhado à Receita Federal. A doação foi aprovada e liberada no começo deste ano de 2025 – fevereiro, de acordo com os materiais disponíveis. “Primeiramente, gostaria de agradecer à Receita Federal pela doação destes equipamentos que com certeza irão auxiliar intensamente no desenvolvimento e desempenho das tarefas da Defesa Civil no nosso município. O trabalho dos profissionais se torna ainda mais adequado e organizado com este respaldo, o resultado fica melhor. A Defesa Civil executa a pronta resposta nas ocorrências, contudo, suas ações de prevenção são primordiais à sociedade e também são predominantes”, sublinha a prefeita Carmen Zanotto, no ato formal de entrega.

A Defesa Civil possui um conjunto abrangente de atribuições, com ênfase na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação após desastres naturais ou acidentes tecnológicos. Suas ações visam proteger a vida e o patrimônio da população, reduzindo riscos e danos, e restabelecer a normalidade social. Uma série de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos à comunidade. “O portfólio de dispositivos de amparo à população de Lages está agora mais incrementado, com os novos mecanismos de suporte em sinistros. A equipe está prontamente capacidade tecnicamente e bem estruturada para assistir as famílias”, acentua o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro).

Receita Federal de olhos bem abertos

A Receita Federal desempenha papel fundamental no combate ao contrabando, descaminho e outros crimes relacionados ao comércio, contribuindo para a segurança econômica, social e nacional do Brasil. Estas ações visam coibir práticas ilícitas que prejudicam a arrecadação tributária, a concorrência justa e a integridade das fronteiras e divisas.

Contrabando e descaminho

Descaminho significa desvio de mercadoria para não serem tributadas. Difere do contrabando por omitir mercadoria que poderia entrar no país, o que não ocorre no primeiro caso. A lei fiscal não considera a distinção: Descaminho de mercadorias ou contrabando de mercadorias proibidas equivalem-se, desde que ambos resultem de uma infração ou transgressão à lei, no sentido de introduzir clandestinamente mercadoria permitida ou proibida, sem o pagamento de imposto devido ou contrariamente ao que impõe a lei. Código Penal: Artigos nº: 318 e nº: 334.

Para identificação e salvaguarda contra chuva, vento e frio – Entrega de jaquetas a colaboradores

Ao aproveitar a ocasião, com a presença de agentes da Defesa Civil no evento, jaquetas de trabalho azuis com faixa refletiva na cor cinza, confeccionadas para identificação e proteção diante de chuva, vento e do clima frio deste fim de maio, no outono, e duração inteira do inverno, com começo no próximo mês [junho], foram entregues aos profissionais da linha de frente e administrativos, pela prefeita Carmen Zanotto e pelo secretário executivo, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro).

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!