Ação acontecerá em sete pontos estratégicos da cidade, das 8h às 17h, liberada para toda população a partir dos seis meses de idade
Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, realizará no sábado (10 de maio) o “Dia D da Vacinação” contra Influenza (gripe). A campanha será aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
Pensando na melhor estratégia de atendimento, a Secretaria de Saúde disponibilizará sete pontos de vacinação. Sendo cinco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, Tributo, Coral, Santa Catarina, Pró-Morar e São Pedro, além da Central de Imunização e o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, no Centro, e o Carro da Vacina. Esses locais estarão aberto das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.
Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da população, a vacinação é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas. A vacina é segura e constitui a principal forma de reduzir complicações, casos graves e mortes provocadas pela gripe.
A vacinação contra a Influenza está disponível para todos, no entanto é reforçada a importância da vacinação aos grupos prioritários, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (45 dias pós-parto), idosos com idade a partir de 60 anos, pessoas com deficiência (PCD), pessoas em situações de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores de saúde e educação, caminhoneiros e trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores dos Correios, profissionais das forças de segurança, profissionais das Forças Armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A Secretária da Saúde, Susana Zen, destaca o empenho da pasta em atingir a meta de 90% de cobertura vacinal. “A ação é mais uma forma de facilitar o acesso da população aos imunizantes. O objetivo do Dia D é chegar até as pessoas que não possuem tempo durante a semana de procurar nossas salas de vacinação. Lembramos que nesse dia qualquer pessoa poderá tomar a vacina, basta procurar um dos postos disponíveis”, destaca.
Além das vacinas contra a influenza, quem estiver com a carteirinha de vacinação desatualizada também poderá comparecer para atualizar o esquema vacinal, independentemente da faixa etária.
As pessoas interessadas em tomar a vacina devem apresentar os documentos obrigatórios: documento de identidade oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se possível caderneta ou comprovante de vacinação.
Confira os locais abertos durante a campanha
Central de Imunização – sala 1 e 2 – Praça Leoberto Leal, 20, Centro
Unidade Básica de Saúde – Tributo – Rua Ábramo Baú, 520, Tributo
Unidade Básica de Saúde – Coral – Rua Campo Sales, 22, Coral
Unidade Básica de Saúde – Santa Catarina – Rua Max Rogerio Azevedo, 600, Santa Catarina
Unidade Básica de Saúde – Pró-Morar – Rua Engenheiro Paulo Ribeiro, 1045, Pró-Morar
Unidade Básica de Saúde – São Pedro – Rua João Maria Faustino dos Santos, 81, São Pedro
Hospital e Maternidade Tereza Ramos – Rua Marechal Deodoro, 799, Centro
Carro da Vacina – Praça Leoberto Leal, 20, Centro
Texto: Silvana Mateus/Foto: Toninho Vieira