A Instituição Brigada Quadrangular é um ministério dedicado a inspirar crianças, adolescentes e jovens pelo ensino da Palavra de Deus, conduzindo-os a viverem suas próprias experiências, buscando promover a solidariedade, a amizade e o companheirismo por meio de acampamentos, palestras, ações sociais e evangelismo em um ambiente seguro, acolhedor e fundamentado no amor cristão.
Tem como primícia a metodologia de divisas, que possui objetivos específicos e é acompanhada por atividades de classe que focam no desenvolvimento de conhecimentos bíblicos, tecnológicos, sociais, entre outros. A obtenção da divisa é um reconhecimento formal das habilidades, atitudes e realizações de um brigadista. Representa o reconhecimento oficial por parte dos líderes e chefes da Brigada, sinalizando que aquele jovem está se destacando por sua dedicação, preparo e evolução nas competências propostas.
“Divisa não se ganha, divisa se conquista” é o lema da metodologia, que é dividida em: Patrulha; Siga-me; Saúde; Bullying; Esportes; Aventura; Artes; Ecologia; Lazer; Missão Urbana; Profissão; Cidadania; Sexualidade; Povos e Nações; Bandeiras; Antidrogas; e Missões Transculturais. Os brigadistas são posicionados do menor ao maior, uniformizados e alinhados, conforme a faixa etária: Ovelha (7 a 10 anos), Leão (11 a 13 anos) e Águia (14 a 17 anos).
A formação acontece de maneira disciplinada, aguardando a ordem para iniciar os comandos. Essa organização representa respeito, união e preparo para o início das atividades da Brigada. As tarefas são realizadas ao longo de oito encontros semanais, geralmente aos sábados. Ao final desse período, cada participante que concluir a etapa recebe uma divisa de honra, como símbolo de seu esforço e crescimento. A entrega das divisas ocorre em uma formatura de conclusão, organizada pelo líder da turma, que reconhece publicamente o empenho e o progresso dos brigadistas durante o ciclo.
Antes de tudo, é necessário que os jovens reconheçam a importância de viver com respeito, justiça e responsabilidade. Devem ser exemplos para todos ao seu redor, praticando aquilo que é correto, segundo a vontade de Deus. O brigadista é incentivado a respeitar as leis, colaborar com a comunidade e exercer seus deveres com responsabilidade e amor ao próximo.