Notícia no Ato

Sexta-feira Santa reúne milhares de fiéis no Morro da Cruz em Lages

Milhares de fiéis participaram das celebrações da Sexta-feira Santa em Lages neste dia 18 de abril, um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil, a dois dias da Páscoa. Logo nas primeiras horas do dia, os devotos começaram a subida dos 523 degraus da Escadaria Frei Silvério Weber, que levam ao topo do Morro da Cruz, ponto tradicional de encontro da comunidade católica durante a Semana Santa. “Uma página incomparavelmente especial na história da humanidade.

Lages é abençoada em possuir um cartão postal tão iluminado, com significados profundos, e que transmite paz,  esperança e renascimento permanente, como o Morro da Cruz. Que todos nós possamos ter os bons sentimentos renovados. A todas as famílias de Lages, o nosso desejo de uma Feliz e Doce Páscoa”, projeta a prefeita Carmen Zanotto. 

Entre os primeiros a chegar estava seu Francisco Pereira, de 87 anos. Com passos firmes e fé renovada, ele subiu cada degrau como forma de agradecimento pela sua vida e saúde. “Este é um dia ‘pra’ gente pensar nas boas ações que podemos fazer durante a vida. Eu venho aqui todo ano com o coração cheio de gratidão”, confessa, emocionado.

A Prefeitura de Lages trabalhou intensamente nos últimos dias e garantiu que a estrutura estivesse pronta para receber os visitantes. Além dos serviços de limpeza, equipes de apoio estiveram presentes durante todo o evento, propiciando segurança, orientação e suporte aos fiéis. Duas vans realizaram o transporte gratuito de idosos e pessoas com deficiência pela estrada de acesso ao Morro da Cruz, bem como foram prestadas orientações de trânsito de veículos, alterado em alguns pontos para melhor atender a comunidade. 

Ao longo do trajeto, vendedores ambulantes e trabalhadores em pontos fixos comercializaram alimentos e bebidas, ajudando a acolher o grande público que se formou desde cedo. A segurança foi reforçada com apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que permanecem de prontidão ao longo de todo o dia.

Um dos momentos mais comovente da programação foi a tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, apresentada ainda pela manhã pelo Movimento do Tabor. A performance tocou profundamente quem a acompanhava, relembrando os últimos momentos de Jesus Cristo a Terra e reforçou o sentimento de fé e reflexão prevalecentes nesta data tão importante para os cristãos.

Karine Stefan, mãe da pequena Thaeme Stefen Claumann, de nove anos, contou sobre a emoção da filha durante a apresentação. “Ela é muito emotiva e ficou tocada em vários momentos da encenação. Foi lindo ver como ela viveu cada cena com o coração”, relata. Thaeme frequenta a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Coral, e prestigiou tudo com atenção, demonstrando o quanto a celebração mexeu com os sentimentos de fiéis de todas as idades.

A celebração da Sexta-feira Santa no Morro da Cruz lembra o compromisso da Prefeitura de Lages com o cuidado, a fé e a cultura da população. Mais do que um evento religioso, o dia foi marcado pela união da comunidade, solidariedade e trabalho conjunto para oferecer uma experiência segura e acolhedora à coletividade. 

Encenação à tarde e Ressurreição de Jesus neste Sábado Santo

No período vespertino desta Sexta-feira Santa acontece a segunda encenação da Paixão e Morte de Jesus no alto do Morro da Cruz, a poucos metros da Santa Cruz. Ao Sábado Santo – de Aleluia (19 de abril), Lages prepara o auge da ressurreição, com a encenação “Celebração da Vida”, repleta por um show de fogos e luzes, marcada para as 22h no Morro da Santa Cruz.Texto: Allan Borges/Fotos: Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!