Notícia no Ato

Lages-Matrículas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA seguem abertas

Público-alvo são pessoas maiores de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. Aos participantes, inscrições e aulas sem qualquer tipo de custo

A Secretaria Municipal da Educação, por intermédio da adesão ao Programa Federal Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, está retomando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Lages. A modalidade de ensino oferece o acesso à educação a pessoas a partir de 15 anos de idade não concluintes do ensino fundamental.

Os cinco polos que proporcionarão a EJA no Sistema Municipal de Educação serão as escolas municipais (Emebs) Aline Giovana Schmitt, situada no bairro Guarujá, Nossa Senhora dos Prazeres (Santa Catarina), Mutirão (Habitação), Santa Helena (Copacabana) e Eduardo Pedro Amaral (São Francisco).

As turmas de alfabetização serão ofertadas pelo Programa Brasil Alfabetizado com duração de 12 meses, e três encontros por semana. O início das aulas está previsto para o mês de maio.

Os grupos (turmas) do ensino fundamental – anos finais, com aulas semipresenciais, ou seja, 50% presencial e 50% a distância. Todas as turmas dos anos finais, antes de iniciarem, de fato, as aulas, irão realizar uma formação de acolhimento e retomada aos estudos, após longo período fora da escola.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) irá disponibilizar o curso denominado Reconecta. Na sequência, os estudantes irão começar o ensino fundamental, por área de conhecimento, concluindo a escolarização básica em julho de 2027.

As matrículas podem ser realizadas diretamente nas unidades de ensino polo, gratuitamente. Para a matrícula, necessária a seguinte documentação: Documento de identidade oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

No dia 22 de abril, às 19h, acontecerá a aula inaugural das turmas de anos finais no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com a presença de autoridades. Informações adicionais podem ser solicitadas por e-mail e/ou telefone: [email protected]/(49)3019-7631.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!