Notícia no Ato

Semana Santa 2025: Maior evento religioso do Sul do Brasil comemora 25 anos e reafirma a celebração da devoção dos fiéis de Lages e Serra Catarinense

Embora haja alto consumo de peixe e de chocolates em seus mais variados formatos, aquecendo o consumismo e, por consequência, a geração de renda, a maior lição da Páscoa deve estar iluminada ao evangelismo, fraternidade e na propagação de boas ações

As comemorações da Páscoa, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, maior símbolo humano e espiritual de amor e união já conhecido pela humanidade, será no dia 20 de abril, quando as famílias reúnem-se para um delicioso almoço de domingo e, as crianças, para brincar e saborear os ovos de chocolate como presentes deixados pelo Coelhinho. O ovo é interpretado como emblema de renascimento e fertilidade.

Culturalmente, consome-se peixes nas quartas e sextas-feiras dos 40 dias da Quaresma, a partir da Quarta-feira de Cinzas, um dia depois da terça de Carnaval. Novenas são rezadas em todo o país.

Tradicionalmente, em Lages, há décadas o Morro da Santa Cruz, no bairro Morro Grande, ponto turístico e cartão postal panorâmico da cidade, concentra a energia, fé, oração, graças e o amor de milhares de fiéis, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em penitência ao pedir e agradecer por uma graça alcançada de saúde, relacionamento afetivo ou profissional, ou pagar promessas, especificamente com maior ênfase na Sexta-feira Santa. Comum presenciar pessoas subindo os 513 degraus da Escadaria Frei Silvério Weber de joelhos, acompanhando as 14 Estações da Paixão de Cristo e a caminho da Santa Cruz para admirá-la e honrá-la, acender velas e assistir às missas da Capela e às encenações da Paixão e Morte de Jesus. No município mais populoso da Serra, estimativa de 80 mil fiéis, entre lageanos, visitantes vizinhos e turistas, em travessia pelo Morro da Cruz na Sexta-feira Santa deste ano atual.

Em 2025, a Semana Santa de Lages, o maior evento religioso e maior espetáculo teatral religioso da região Sul do Brasil, completa 25 anos. E possuirá oito dias de programação, iniciando pelo Domingo de Ramos, em 13 de abril, passando pelos dias 14, 15, 16, 17, Sexta-feira Santa (18), Sábado Santo – de Aleluia (19) e Domingo de Páscoa (20). Neste ano haverá feriado nacional expandido, de 18 a 21 de abril, pois segunda-feira será dia alusivo ao mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes.

Com as horas de maior passagem de pessoas em direção ao Morro da Cruz, em razão do feriado nacional e das encenações teatrais em torno dos últimos momentos de Jesus Cristo em vida, a Sexta-feira Santa receberá o público em dois horários: 9h30min, na primeira encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, repetindo-se às 16h da mesma data.

O roteiro estará integrado por missas, confissões, vigílias e Vigília Pascal nas paróquias da Diocese, bênçãos, procissões e encenações integram o roteiro de atividades. Especialmente, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, com missa e a encenação “Jesus Aclamado Rei”; Noite de Oração Carismática; Procissão do Encontro “Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores”; Missa do Crisma (Bênção dos Santos Óleos); Missa da Ceia do Senhor e Encenação da Santa Ceia; Celebração da Instituição da Eucaristia (Santa Ceia, Lava-Pés); Vigília e Oração ao Santíssimo Sacramento; Celebração Litúrgica da Paixão de Cristo; Solene Vigília Pascal, e Celebração Eucarística – Bênção do Fogo Novo.

Apresentada pela Diocese de Lages, a Semana Santa será desenvolvida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Movimento do Tabor e Fundação Instituto Nereu Ramos, com promoção pela Prefeitura de Lages e Governo do Estado de Santa Catarina.

Miscelânea de comoção, lembranças e respeito ao sacrifício de Jesus Cristo em nome da salvação da humanidade. “Ícone da adoração das pessoas pelo maior nome religioso que já se pôde saber, a Páscoa nos reporta ao silêncio, à reflexão, ao otimismo e à esperança em dias melhores a nossa gente. A Prefeitura está executando melhorias de infraestrutura e acesso viário ao Morro da Cruz, tornando este lugar sagrado ainda mais aconchegante e receptivo. Que tenhamos uma Páscoa alegre e tranquila”, prospecta a prefeita Carmen Zanotto. Programação completa na Galeria de Imagens desta matéria.

Espiritualmente excepcional – Sexta-feira Santa: A despedida de Jesus aos seus 33 anos com emoção e aperto no coração e os 25 anos da perda do confrade Frei Silvério

A Sexta-feira Santa (18 de abril), ponto alto das celebrações, data em que famílias sobem ao Morro da Cruz desde a madrugada, independentemente das condições meteorológicas, será constituída pelo início das orações no local a partir das 6h, prolongando-se pelo decorrer do dia.

Às 9h30min acontecerá a primeira encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo no Morro da Cruz, repetindo-se às 16h da mesma data. Mais cedo, às 15h, haverá a Celebração Litúrgica da Paixão de Cristo na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio e nas paróquias. Para as 20h, Recomenda das Almas, da Igreja do Navio ao Cemitério Cruz das Almas, rito religioso da cultura cabocla da região serrana. Ao longo do dia: Confissões nas paróquias.

A exposição do Memorial Frei Silvério no alto do Morro da Cruz, falecido em 4 de março de 2000, portanto, há 25 anos, estará à disposição da comunidade durante os períodos matutino e vespertino.

Sábado Santo com o milagre de Jesus novamente à vida, à vida eterna

Anteceder um dos dias mais marcantes do cristianismo e do catolicismo com o ápice da vida para sempre. Após três dias, Jesus Cristo, o Filho de Deus, criado com todo amor e carinho por Maria e José, ressuscita do sepulcro e sobe aos céus. Ao Sábado Santo – de Aleluia, Lages preparou o auge da ressurreição, com a encenação “Celebração da Vida”, repleta por um show de fogos e luzes, marcada para as 22h no Morro da Santa Cruz.

Anteriormente, às 19h, Vigília Pascal, nas paróquias da Diocese de Lages, precedida pela Solene Vigília Pascal na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio, às 19h, com Celebração Eucarística – Bênção do Fogo Novo. E, depois da missa na Igreja do Navio, Procissão da Luz até o alto do Morro.  

Abençoado Domingo de Páscoa às famílias do mundo todo

O Coelhinho da Páscoa chegará logo cedo na casa de determinada quantia de famílias. Em outras, um pouco mais tarde ou até talvez já tenha entregue os ovos de chocolate na noite passada. Às 9h haverá celebrações da Páscoas nas paróquias da Diocese de Lages e, ao meio-dia, confraternização nas famílias cristãs.

Os 38 anos do Movimento do Tabor

O Movimento do Tabor nasceu em 1987 em Lages, iniciado com o saudoso Frei Silvério em encontros na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio, situada no bairro Vila Nova. Milhares de jovens participam dos encontros, doando seu tempo e espírito para semear e difundir as palavras de Deus. Há 25 anos, o Movimento do Tabor promove a encenação teatral da Paixão de Cristo no Morro Grande, sob a direção artística de Neto Arruda.

Prefeitura abre 45 vagas em pontos fixos e itinerantes ao comércio ambulante

A Secretaria de Serviços Públicos publicou o edital para concessão de espaços destinados a comerciantes ambulantes com atuação na Sexta-feira Santa 2025. São 45 vagas em pontos fixos e itinerantes. Inscrições entre 31 de março e 7 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 17h30min, na sede da pasta municipal, localizada na Germiniano Cordeiro, nº: 102, bairro Caravágio.

Organizar a atividade comercial no local, com regulamentação da instalação e operação dos pontos de venda, assegurando o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar; oferecer melhores condições aos trabalhadores, e proporcionar atendimento adequado aos visitantes do Morro da Cruz são os intuitos. O edital está para consulta em https://www.lages.sc.gov.br/editais-e-chamamentos.

Município em operação no Morro da Cruz

À força-tarefa da prefeitura de Lages estão incluídos serviços de infraestrutura, limpeza e logística. Atividades desde o dia 12 de março, até fechar quatro semanas (um mês), e a cerca de dez dias da Sexta-feira Santa: Roçada, limpeza, poda de árvores, pintura, manutenção da Escadaria Frei Silvério, instalação de placas, montagem de palco e revitalização das ruas de acesso ao Morro da Cruz. A estrutura de trânsito será adaptada para garantir a segurança e o fluxo adequado dos visitantes, a exemplo da utilização de micro-ônibus ao transporte de idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) até o topo do Morro. Os trabalhos de limpeza e fornecimento de água já são realizados em ocasiões anteriores, especialmente às missas do primeiro domingo de cada mês, organizadas pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio.

O trabalho envolve a colaboração de diversificadas secretarias e órgãos municipais – Secretarias de Serviços Públicos, Obras, Planejamento Urbano, de Águas e Saneamento (Semasa), Turismo e Saúde; Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Diretoria de Trânsito (Diretran), e Fundação Cultural de Lages (FCL).

Feira do Peixe Vivo

Anualmente e, em breve, neste ano de 2025, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca irá promover a Feira do Peixe Vivo às pessoas com desejo de adquirir o alimento/pescado a preço de quilo mais acessível e incrementar pratos culinários no almoço e jantar do feriado da Semana Santa, antes do churrasco do Sábado Santo e Domingo de Páscoa.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!