A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, neste sábado, 22 de março, a 1ª Etapa do Circuito Scherer de Xadrez 2025. A competição acontece em Lacerdópolis em 06 partidas de 30 minutos cada, valendo Troféus, Medalhas e pontos no Circuito 2025. A expectativa é de 250 enxadristas de 15 cidades nas categorias Sub 8,10,12,14,16 e Absoluto. Na ocasião serão entregues os prêmios dos melhores do Circuito do ano passado.
De Lages, 40 enxadristas disputam a competição, com destaque aos premiados de 2024, que recebem a premiação na Abertura em Lacerdópolis. Os Mestres Alfeu Junior Varela Bueno, Gustavo Warmling Kayser e Marco Cordeiro foram os 03 primeiros colocados no Geral e formam o pódio principal do Circuito. José Gustavo de Salles foi Campeão na Sub 14 e Pedro Madeira Bolzan ficou 3º na Sub 14. Com isso a equipe Lages Xadrez Clube/FME terá 05 enxadristas entre os melhores do Circuito 2024. Além desses 5 premiados, Lages terá mais 35 inscritos em Lacerdópolis, chegando a um número recorde de 40 lageanos na mesma competição fora de Lages.
Para o Técnico de Lages, o Professor Marco Cordeiro, a quantidade de enxadristas de Lages em Lacerdópolis reflete a caminhada de décadas do Lages Xadrez Clube: “São 49 anos desde que o Lages Xadrez Clube foi criado, 31 desses sob nossa orientação, então o trabalho, apesar de todas as dificuldades, está movimentando a comunidade”, destaca Marco, feliz com o atual momento do Xadrez Lageano e lembrando que dia 15 de abril o Lages Xadrez Clube completa 49 anos de existência.
Já o principal enxadrista de Lages em Lacerdópolis, o Mestre Alfeu Junior Varela Bueno, 38 anos, Campeão do Circuito Scherer 2024, está muito feliz por ser o melhor da região, após 12 etapas do Circuito: “Fui Campeão ano passado com uma etapa de antecedência, mas percebi que está cada vez mais difícil vencer as etapas, o nível do xadrez subiu muito”, analisa Alfeu, enxadrista de Lages há 25 anos.
A equipe Lages Xadrez Clube/FME tem patrocínio da Berneck e apoio da FME-Lages para cumprir o calendário de competições durante o ano, que prevê cerca de 35 eventos em 2025.