Atualmente, o trecho da Carahá que está recebendo a defensa metálica é o que se estende entre a ponte da avenida Dom Pedro II e a ponte da avenida Àlvaro Neri dos Santos
Dos cerca de 14 mil metros de guard rail planejados para a avenida Belizário Ramos (Carahá), em torno de 3 mil metros ainda faltam ser instalados. As defensas metálicas foram adquiridas pela Prefeitura de Lages, utilizando-se de recursos próprios da municipalidade e mais verba do Governo do Estado de Santa Catarina, via emenda parlamentar (da ordem de R$2 milhões).
Atualmente, o trecho da Carahá que está recebendo a defensa metálica é o que se estende entre a ponte da avenida Dom Pedro II e a ponte da avenida Álvaro Neri dos Santos. Já está com guard rail instalado a margem direita do rio Carahá (à jusante). Agora, a instalação ocorre à margem esquerda.
Além deste trecho da Carahá, ainda falta a instalação de guard rail às margens do rio, desde a ponte de acesso a Papa João XIII até o início da calha da avenida Carahá, próximo à avenida Santa Catarina.