Notícia no Ato

Udesc Lages realiza congresso inédito sobre homeopatia na agricultura e ambiente

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu de 20 a 23 de novembro o 1º Congresso Brasileiro de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (CBHAA), reunindo especialistas, pesquisadores e profissionais interessados na aplicação da homeopatia em práticas agropecuárias e ambientais sustentáveis.

O evento foi realizado em conjunto com a Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (Abhama), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Fundação de Âmparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O congresso teve a participação de pesquisadores de outros países, enriquecendo a discussão com experiências internacionais. “Um congresso inaugural como este deve abrigar tanto as proposições da comissão organizadora quanto as demandas espontâneas trazidas pelos participantes. É a primeira vez que o Brasil realiza um evento com essa grandeza, permitindo uma troca ampla de ideias e conhecimentos”, afirma o coordenador do evento, professor Pedro Boff. 

O objetivo é impulsionar o desenvolvimento da ciência homeopática e incentivar práticas que harmonizem a produção agrícola e a conservação ambiental. A agenda contemplou conferências com especialistas no tema, exposição de trabalhos, divulgação de estudos científicos e atividades para troca de conhecimentos e ideias.

“O evento contou com 18 palestras de especialistas, 53 trabalhos apresentados em formato de pôster e nove trabalhos orais, abrangendo temas como homeopatia em solos, animais, ecossistemas florestais e agricultura urbana”, conta o coordenador.

Segundo Boff, que é especialista em Agroecologia e Homeopatia na Agricultura, a abordagem homeopática é vista como uma ferramenta sustentável para o manejo agropecuário, respeitando a saúde do solo, da água e do ambiente como um todo. “Avaliamos o animal, as plantas, o cultivo, o sistema agrícola como um todo. Caso ele esteja adoecido, utilizamos a homeopatia para restabelecer o equilíbrio e promover a cura do sistema”, explica

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!