Notícia no Ato

Lucas Neves lidera ação de prevenção às drogas nas escolas de Santa Catarina

Mais de 20 mil estudantes do estado receberão orientações até dezembro

Florianópolis, 09.10 – A Comissão Antidrogas aprovou a continuidade do ciclo de palestras de prevenção nas escolas de Santa Catarina. A iniciativa, que teve início em março de 2023, é conduzida por dois especialistas com mais de 25 anos de experiência no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“O que precisamos é cortar o mal pela raiz. Devemos abordar essas questões nas salas de aula para orientar crianças e jovens antes que as drogas destruam vidas. Desde o começo, temos realizado esse trabalho na Assembleia, sempre pensando no futuro das nossas famílias”, afirmou o presidente da Comissão, deputado estadual Lucas Neves (Podemos).

A expectativa é que mais de 20 mil estudantes recebam orientações até dezembro. Em 18 meses do projeto, a Comissão Antidrogas já percorreu todas as regiões catarinenses, impactando positivamente mais de 40 mil alunos. Além dessa ação, Lucas Neves tem se empenhado na manutenção de recursos para o tratamento de dependentes químicos, muitos dos quais estão em situação de rua.

“Na Comissão, estamos atuando em várias frentes para livrar o nosso estado dessa praga que afeta milhares de pessoas, gera prejuízos econômicos e aumenta a insegurança em nossa sociedade”, destacou o deputado.

Segundo o relatório mundial sobre drogas 2024, da UNODC, o problema cresceu e se tornou uma crise global de saúde pública. Mais de 292 milhões de indivíduos usaram substâncias, um aumento de 20% em uma década, com a cannabis sendo a mais consumida (228 milhões). O texto também menciona os nitazenos, opioides sintéticos mais potentes que o fentanil, que têm contribuído para o aumento das mortes por overdose.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!