Neste domingo, dia 6, a população vai às urnas para eleger prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Em meio a tantos nomes e promessas, o eleitor deve ter consciência e sabedoria para escolher bem seus representantes. É preciso votar em alguém que represente os interesses e valores da população e que trabalhe, de fato, para o bem comum. Lembre-se de que o voto é um instrumento de mudança.
Para os cargos de prefeito e vice-prefeito, o eleitor deve prestar atenção nas propostas dos candidatos. É preciso analisar as propostas dos candidatos e votar em quem, de fato, tem propostas concretas para solucionar os problemas dos munícipes. Além disso, deve escolher alguém comprometido com as questões éticas e morais, evitando situações como a ocorrida em Lages, onde, num passado recente, nomes do Poder Executivo acabaram se envolvendo em esquemas de corrupção.
É nos legislativos municipais, onde são discutidas leis e projetos que irão interferir na vida da população, os eleitores devem ser cuidadosos na hora de escolher seus representantes. Nesse período de campanha eleitoral, muitos candidatos, e isso vale também para quem disputa cargos do Executivo, vêm com aperto de mãos e tapinhas nas costas para ganhar o voto do eleitor, mas acabam virando as costas para a população assim que são eleitos.
Em resumo, neste domingo, o povo tem uma grande missão. Portanto, é hora de votar com sensatez, ética e sabedoria. É hora de cada cidadão analisar e avaliar as propostas de quem quer seu voto, diferenciando aqueles candidatos que só aparecem a cada quatro anos para dar tapinhas nas costas e fazer promessas vazias daqueles que realmente trabalham em prol do povo. Valorizar o voto é exercer a cidadania e ajudar a fortalecer a democracia.